O e-commerce dá lucro sim!

Como ter lucro com o e-commerce?

O e-commerce dá lucro? Sabe como diferenciar um otimista de um pessimista? Coloque um copo com água pela metade e pergunte o que ele acha.

O otimista dirá que está meio cheio. O pessimista, meio vazio. Os números do comércio eletrônico brasileiro mostram um copo d’água pela metade.

Se por um lado algumas pessoas enxergam o setor em crescimento como uma oportunidade pra empreender, por outro, há aqueles que dizem que ninguém ganha dinheiro com e-commerce no Brasil.

Onde o copo está meio vazio? Nove entre as dez maiores empresas de varejo digital no Brasil dão prejuízo. Não é bolha.

Os e-consumidores existem e gastam cada vez mais comprando pela Internet.

A competitividade é acirrada, a pressão dos investidores aumenta, as margens diminuem, os custos de mídia e operacionais avançam, políticos criam leis absurdas e os consumidores estão descobrindo que comprar na China é muito mais barato.

Regra número um se alguma vez você chegar no fundo do poço: “pare de cavar”.

  • Frete grátis acima de qualquer valor: pare com isso! Reveja as contas. Mesmo que o faturamento caia, a rentabilidade aumentará e não interessa que seu concorrente ofereça, deixe ele quebrar sozinho.
  • Oferecer 12 e até 18 vezes sem juros. Você é banqueiro ou varejista?
  • Cliques baseados em leilões. Acredite, seu consumidor navega por muitos lugares na Internet além daqueles que vendem cliques por leilões. Não tenha pena: se o custo de aquisição no canal não dá resultado, procure alternativas.
  • Olhe pra dentro de casa. Entone esse mantra todos os dias quando acordar: U-SA-BI-LI-DA-DE-AU-MEN-TA-CON-VER-SÃO.

Qual a realidade atual do mercado?

A “bolha da internet” que estourou em 2000 deixou traumas. O mercado está cheio de investidores em busca de planos de negócio com breakeven em seis meses.

Os que hoje criticam os modelos de negócios de médio prazo das empresas de Internet, são os mesmos que teriam vendido suas ações do Google depois de dois anos “operando no vermelho”.

Ver alguém rasgando dinheiro realmente me dá calafrios. Mas estou tranquilo, pois os investidores por trás dos grandes players de e-commerce no Brasil não são ingênuos.

Sabem muito bem o que estão fazendo e onde querem chegar. Mesmo assim, essa briga para ser o maior a qualquer preço, parece estar chegando ao fim.

Onde o copo está meio cheio? O e-commerce gera mais de 500 mil empregos diretos e indiretos. Conheço centenas de microempresários que por causa do e-commerce mudaram para uma vida melhor, e que despediram chefes chatos.

Há os que faturam (com lucro) desde 10 mil a 10 milhões de Reais por mês, vendendo pela Internet. Mas essas histórias não vendem revistas.

Manoel Castro, CEO da Lux Magazine, é um exemplo de empreendedor no e-commerce. Ele irá apresentar o case de sucesso dele, juntamente com dois outros, na aula de encerramento do curso de Gerentes de E-commerce da Ecommerce School.

*Mauricio Salvador, CEO da ComSchool

Confira os cursos de e-commerce da ComSchool e transforme sua carreira.

Estude com professores com experiência real de mercado e com cases de sucesso. Além disso, conheça outros profissionais!