O Natal de 2008 no comércio eletrônico brasileiro

Recentemente foi publicado o balanço das vendas de Natal no comércio eletrônico brasileiro. Segundo a e-bit, o período que compreende as vendas de Natal no e-commerce, que vai de 15 de novembro a 23 de dezembro, movimentou 1,25 bilhão de Reais em 2008. Isso representou um crescimento de 15% em relação ao mesmo período de 2007.
Nada mal, mesmo que tenha ficado um pouco abaixo da previsão feita no inicio de 2008, de 1,35 bilhão de Reais. Essa previsão não levava em consideração que uma forte crise se instalaria no mercado financeiro em setembro.
A principal mudança que reparei no comércio eletrônico de 2008 em relação ao de 2007, foi que muitas lojas anteciparam o saldão de vendas, que normalmente era feito em janeiro. Ofertas matadoras, principalmente nas categorias de eletrônicos, eletrodomésticos e informática, invadiram minha caixa postal nos dias posteriores ao Natal.
Aliado ao frete grátis e boas condições de parcelamento, essas ofertas antecipadas contribuiram para que o cenário fosse menos nebuloso.
Agora vamos esperar o próximo relatório semestral gratuito da e-bit, o Web Shoppers, que deve sair no inicio de março, trazendo o balanço final das vendas on-line em 2008.