O Poder da Fotografia no Marketing Digital

Uma Boa Imagem é a Chave para o Sucesso

Se você deseja que sua marca se popularize nas redes sociais é imprescindível saber divulgar os seus produtos. Tirar fotografias bem enquadradas e com a iluminação adequada podem fazer toda a diferença na hora do cliente efetuar a compra, tanto pela facilidade em avaliar o produto, quanto pela atratividade de conhecer mais.

Em 2016 o Facebook bateu a meta de 1 bilhão de usuários todos os dias, enquanto o Instagram seguiu com 400 milhões diários. Imagine quantos internautas é possível atingir com apenas uma foto?

Desenvolva técnica de saturação e linhas de força, saiba escolher os lugares ideais com os equipamentos certos. Cative o seu público com um planejamento visual bem feito, afinal a fotografia é o primeiro elemento que chama atenção em uma postagem em mídias sociais. Plataformas como o Instagram e Pinterest, por exemplo, foram desenvolvidas exatamente para atender os olhos, a estética e a angulação podem ser decisivas para medir a qualidade da sua foto e transmitir confiança na compra.

Restaurantes, fast-food e hamburguerias artesanais investem em fotografias, porque sabem que o paladar é ativado pelo apelo visual, podendo ser convencido mesmo sem fome. A foto também desperta a sensação de necessidade: “eu preciso desse produto”, e quando aplicada de forma humanizada dentro de um contexto real traz proximidade com o consumidor.

O mercado de moda, por exemplo, lida com um consumidor também compulsório. Às vezes ele não precisa de determinada peça de roupa, mas compra imaginando-se naquela ocasião retratada. Se você frequenta a academia e vê na internet uma imagem de pessoas treinando com aquela regata nova, cria uma relação entre aquele produto e a aplicação que ele teria na sua rotina. Com o efeito desses elementos visuais o usuário acaba comprando, atraído pela fotografia referencial.

Dica: Não divulgue apenas seu artigo de venda, mostre como a sua peça pode ajudar a melhorar a vida daquela pessoa. Use imagens.

Mas não se descuide: uma vez o fotógrafo americano Ansel Easton disse: “não há nada pior que uma fotografia brilhante de um conceito difuso”. Essa frase é uma reflexão sobre técnica e conceito, ou seja, sem um intuito a imagem perde o seu valor. Se você fotografa seu produto, mas não o conecta com os seus princípios institucionais, ou então a legenda desconversa com a proposta, a composição desmembra, perde o efeito.

Com as técnicas de ISO, diafragma, obturador da câmera, temperatura e combinação, você poderá captar a sensibilidade da cena, e verá que não se trata apenas de editar e colocar um filtro para consertar os ruídos, mas de elaborar uma imagem com propósito, impacto e objetivo. Considere que ao dar zoom o cliente quer ver com qualidade os detalhes da peça, e por isso as fotos 360º são ótimas para que ele analise todos os ângulos do produto.

Se você está disposto a conhecer o melhor formato para diferentes nichos, no curso de Fotografia para E-commerce você aprende:

  • História da Fotografia
  • Apresentação dos equipamentos e materiais
  • Câmeras, lentes, suportes, iluminação
  • Dicas
  • Aulas práticas
  • Pós-Produção

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