top of page

O que é backoffice? Entenda essa parte fundamental de qualquer negócio

Quando falamos de comércios, existem diversas áreas que devem trabalhar em uníssono para garantir o bom funcionamento do negócio. Apesar de nem todas terem contato direto com o cliente, se uma delas não entrega de maneira satisfatória, todo o processo é afetado. Por isso, saber o que é backoffice é fundamental.

Se você não sabe o que é backoffice, tudo bem. Muitas vezes, o termo pode ser estranho. Contudo, sem um bom trabalho nessa área, nenhum negócio consegue funcionar, então você provavelmente já teve contato com ele. Quer entender melhor? Saiba tudo sobre o tema com o conteúdo a seguir do blog da ComSchool!

Qual é a função do backoffice?

Imagine que você está em uma loja de roupas e encontrou uma peça ideal para o seu guarda-roupas. Infelizmente, você não conseguiu achar o seu tamanho, então pede ajuda para um vendedor. Provavelmente, em certo momento, algum de vocês terá a mesma ideia: olhar no estoque.

Então, nesse cenário, o vendedor pede que você espere um pouco enquanto ele faz isso. O estoque não é um local que consumidores têm contato, e é um dos exemplos mais simples de o que é backoffice.

O backoffice, também chamado de BKO, é o conjunto de áreas de um negócio que não têm contato direto com os clientes. Ou seja, engloba tudo aquilo que não faz parte do frontoffice, que, por sua vez, são setores e pessoas que cuidam das vendas, dos relacionamentos etc.

Dessa maneira, backoffice são os bastidores de uma determinada empresa. Sem o bom funcionamento desses setores para tornar a estrutura do negócio sólido, não é possível mantê-lo funcionando de maneira plena.

Áreas no backoffice

O backoffice para e-commerce e para lojas físicas não é sempre o mesmo, mas eles se traduzem bem entre si. Por isso, no geral, os setores costumam ser bastante parecidos e exercer funções semelhantes. A seguir, veja alguns dos principais deles.

Recursos humanos

A área de recursos humanos, ou RH, é responsável por manter as relações entre a empresa e os funcionários. Assim sendo, é função desse setor estar à frente de questões burocráticas, como a contratação de pessoas ou aquelas focadas na cultura organizacional, como eventos internos.

Financeiro

O backoffice financeiro é normalmente um dos primeiros a ser estruturado em uma empresa. Ele irá cuidar de todos os trâmites econômicos do negócio, inclusive das previsões financeiras e do controle do orçamento de cada área.

TI

A área de TI é essencial em qualquer empresa, mas torna-se ainda mais importante quando envolve uma loja virtual. Isso porque é o setor de tecnologia que não só vai monitorar os sistemas internos da empresa, como também vai cuidar da sua infraestrutura tecnológica. Além disso, será responsável por manter o site da organização funcionando.

Manutenção

O time de manutenção é fundamental para empresas com pontos físicos, sejam corporativos ou comerciais. Ele cuidará do bem-estar das estruturas, zelando pela segurança dos funcionários e clientes que utilizarem o ambiente.

Logística

Por fim, a última área de destaque do backoffice é a de logística, indispensável tanto para empresas B2B quanto B2C. Nela, serão administradas a ida e vinda de produtos e/ou matérias-primas, bem como todas as questões relacionadas a mercadorias, como o controle de estoque.

Como ter um backoffice mais ágil

Tempo é dinheiro. Por isso, buscar formas de tornar processos mais eficientes é uma das melhores maneiras de poupar os fundos da empresa e gerar mais receita. Contudo, é preciso investir, e esse é o tipo de investimento que tem grande potencial de retorno no futuro.

Uma das melhores maneiras de garantir agilidade na área de backoffice é por meio de um sistema ERP (Enterprise Resource Planning). O programa será responsável pela união dos dados de todas as áreas da sua empresa em um só lugar, de forma que elas possam trabalhar em consonância com mais facilidade.

Sendo assim, ele irá funcionar por módulos, que podem ser adicionados ou retirados de acordo com a necessidade da sua empresa. Para saber o que o seu negócio irá precisar, devem ser realizados estudos internos.

Com os sistemas corretos e profissionais preparados para utilizá-los, será muito mais simples criar uma empresa mais autônoma. Assim, todas as decisões que forem tomadas, mesmo que indiretas, terão influência positiva no andamento dos negócios.

Conheça ainda mais sobre negócios com os cursos da ComSchool!

Gostou de descobrir o que é backoffice? Se você tem ou planeja ter o seu próprio negócio virtual, está no lugar certo! Na ComSchool, há uma série de cursos disponíveis para você se tornar um verdadeiro especialista de e-commerce. São diversas opções para você entender um pouco mais sobre cada área do negócio.

Além de aprender mais com os cursos, você também pode aproveitar para ir além, com os conteúdos publicados aqui no blog. São conteúdos para você estar sempre aprendendo tudo sobre o universo do e-commerce e das redes sociais. Aproveite!

bottom of page