top of page

O que é Business Intelligence? Saiba o que significa e qual é a importância para o negócio

Com o avanço da implementação de tecnologias em grande proporção nas empresas, que visam embarcar nas tendências efetivas de mercado, a geração da quantidade de dados aumenta proporcionalmente. Com isso em mente, você conhece Business Intelligence?

Profissões desse setor, como analistas e especialistas, são requisitados frequentemente, pois essa é uma área emergente no país. Porém, você sabe o que esses especialistas fazem?

Para tirar as dúvidas, a ComSchool preparou um conteúdo que reúne as principais informações sobre o que é Business Intelligence e qual é o motivo para ele ser tão importante na gestão de um negócio. Continue a leitura para conhecer mais sobre o assunto.

O que é BI?

O conceito de Business Intelligence (BI) se baseia em um processo para otimizar a tomada de decisões de um empreendimento por meio de bases e informações agrupadas em um banco de dados. Essa metodologia também recebe o nome de Inteligência Empresarial.

A partir das referências geradas, gestores, empreendedores e outros executivos podem avaliar diferentes cenários e obter insights sobre o mercado em que atuam. Além disso, o método permite descobrir erros em procedimentos e problemas relacionados ao gerenciamento do negócio.

Como aplicar no negócio?

Afinal, como funciona o Business Intelligence? Existem diversos tipos de especialistas que podem se especializar na função. São eles: profissionais de TI, analistas de sistemas, gerentes da área de recursos humanos, entre outros.

Em alguns negócios, essa metodologia também é conhecida como Big Data ou Big Data Analytics. Nela, são utilizadas ferramentas para a coleta de resultados, como Power BI, Microsoft Power BI, Tableau, etc. Em alguns casos, é aplicado mais de um software, conforme a exigência do empreendimento.

Essas plataformas são responsáveis por gerar relatórios e planilhas, também chamadas de dashboard. A partir delas, os funcionários da empresa visualizam as métricas e os indicadores coletados. Por fim, realizam as tomadas de decisões e os ajustes necessários nas estratégias da organização.

A importância de um profissional de BI

A cada dia que passa, a presença de um profissional de Business Intelligence torna-se mais fundamental em uma companhia, devido aos benefícios do método. A importância do BI está relacionada, principalmente, ao fato de esse ser um processo de levantamento de dados atuais e históricos de uma empresa.

A transformação digital nos negócios traz uma disputa complexa e intensa por uma boa colocação no mercado. Assim como a necessidade da conquista de novos clientes e da retenção dos antigos.

A utilização de dados e informações são cruciais para o planejamento de um empreendimento, o crescimento próprio e a melhoria de procedimentos que precisam de mudanças. Nesse contexto, entra a atuação de um analista de BI.

Esse profissional é responsável por coletar, analisar, compartilhar, organizar e monitorar informações que servem de base para a tomada de decisões. Elas precisam ser passadas de maneira acessível e “simplificada” para aqueles que dão sequência às atividades.

Portanto, essa análise de dados é importante para garantir a qualidade do serviço prestado, gerar relatórios consistentes, integrar fontes e automatizar processos constantes, que envolvem documentos.

Formação do profissional

Assim como em outras profissões do mercado digital, o analista de BI pode ter uma experiência variada. No geral, é possível ele ser formado em engenharia, sistemas de informações e cursos relacionados às tecnologias de informação.

Porém, esse não é um fator determinante na hora de efetivar uma contratação. O profissional de BI deve ter um entendimento aprofundado das técnicas e dos sistemas, com conhecimentos de processos e gestão.

Sem dúvidas, uma visão holística é um diferencial para todo o mercado, justamente pelo convívio do especialista com setores administrativos, finanças, contabilidade e procedimentos diversos.

Lembre-se, o analista é responsável pelo primeiro passo dado na companhia, em busca de insights e métodos para desenvolver determinadas áreas, com geração de novos relatórios a serem observados.

Algumas indicações de perfis compatíveis com o profissional de BI

A função do analista de Business Intelligence é tornar dados e informações acessíveis para os funcionários da empresa que não possuem esse aprendizado técnico.

Portanto, é imprescindível que ele possua conhecimento avançado nas diversas ferramentas de Business Intelligence, nas tecnologias de banco de dados e nas outras práticas. Confira alguns atributos importantes abaixo:

  1. interesse e conhecimento técnico em TI;

  2. visão holística em gestão e demais processos empresariais para compreender tomadas de decisão futuras, que, muitas vezes, cabem a outro setor;

  3. concretização de ações, equilibrando-as com a parte teórica. Por mais que um analista de Business Intelligence lide diretamente com dados e informações, o entendimento da prática torna a teoria mais compreensível;

  4. afinidade com os campos de raciocínio e lógica para o acompanhamento de estatísticas e situações rotineiras, que exigem agilidade.

  5. compreensão das funcionalidades de Data Warehouse ou Data Marts, facilitando a análise e o processamento dos conteúdos.

Aplique as principais técnicas do marketing digital no seu negócio

Gostou de entender sobre Business Intelligence? Além da capacitação na área, uma maneira de ingressar nesse mercado é por meio de certificações em cursos de especialização em BI. Por isso, conheça as oportunidades da ComSchool e descubra as tendências para a gestão do seu negócio.

bottom of page