O que é BI? Entenda sobre Business Intelligence

O que é BI – Business Intelligence

Com o avanço de tecnologias implementadas em grande proporção nas empresas que visam embarcar nas tendências efetivas de mercado, a geração da quantidade de dados aumenta proporcionalmente,e profissões como Analistas e Especialistas de BI são requisitadas frequentemente; trata-se de um área emergente no país. Mas você sabe o que é BI e o que faz um Analista de BI?

Um profissional de BI (Business Intelligence) se torna a cada dia que passa, um braço de grande importância dentro de uma companhia. A transformação digital nas empresas traz consigo, uma disputa complexa e intensa por um boa colocação no mercado, assim como a conquista de novos clientes e retenção daqueles antigos. A utilização de dados e informações são cruciais para o planejamento de uma empresa, para crescimento próprio e melhoria de procedimentos que estão deixando a desejar; entra então, a atuação de um Analista de BI.

O profissional de BI é responsável pela coleta, análise, compartilhamento, organização e monitoramento de informações, que vão servir de base para a tomada de decisões importantes, geridas por outros profissionais. Essas informações precisam ser passadas de maneira acessível e “simplificada” para aqueles que darão sequência aos processos. Portanto essa análise de dados é  importante para garantir a qualidade do serviço prestado, gerar relatórios consistentes, integração de fontes e automatização de processos que envolvem documentos e que ocorrem de maneira frequente.

Formação do profissional

Assim como outras profissões do mercado digital, o analista de BI pode ter uma formação variada, no geral são graduações em engenharias, sistemas de informações e cursos relacionados à tecnologias de informação, mas não é um fator determinante na hora de efetivar uma contratação. O profissional de BI deve ter um entendimento de tecnologias e sistemas aguçado, com conhecimentos de processos e gestão. Uma visão holística, sem dúvidas, se torna um diferencial para o mercado como um todo, justamente pelo convívio que tal analista terá com setores administrativos, processos, finanças e contabilidade. Lembre-se, o Analista de BI é responsável pelo primeiro passo dado na companhia, em busca de insights e procedimentos que visam desenvolver determinados setores, com geração de novos relatórios a serem analisados.

Algumas indicações de perfil compatíveis com o profissional de BI:

– Interesse e conhecimento técnico em TI, não chegam a ser um diferencial, e sim um quesito básico para o profissional de BI.

– Visão holística em gestão e demais processos empresariais, com intuito de compreender tomadas de decisão futuras, que muitas vezes cabem a outro setor.

– Concretizar ações equilibrando-as com a parte teórica, por mais que um Analista de BI lide diretamente com dados e informações, um entendimento da prática, acaba tornando a teoria mais compreensível.

– A função do Analista de BI, é tornar tais dados e informações, facilmente acessíveis para aqueles funcionários da empresa que não possuem esse conhecimento técnico. Portanto é imprescindível um conhecimento avançado de tecnologias de Bando de Dados.

– Afinidade nos campos de raciocínio e lógica para acompanhamento de estatísticas e situações rotineiras, que exigem um rápido raciocínio.

– Compreendimento das funcionalidades do Data Warehouse ou Data Marts, facilitando a análise e processamento dos conteúdos.

– Gostou de entender um pouco mais dessa profissão que, a cada dia que passa, gera maior procura de mercado? Mais uma dica para você então. Além de cursos universitários que podem vir a capacitar um profissional de BI, outra maneira recomendado para quem gostaria de ingressar nesse mercado, é através de certificações, que vem de cursos e programas especializados no assunto.

Confira o Curso de Business Intelligence de Performance da ComSchool e desbrave novas oportunidades de carreira!

 

 

Precisa de inspiração para empreender? Confira Vídeos de Liderança e Empreendedorismo.