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CTA: aprenda a utilizar essa técnica de comunicação para aumentar seu engajamento

Ao consumir qualquer tipo de mídia escrita, visual, sonora, etc., é importante saber que uma série de técnicas são aplicadas ali. Uma delas é o que chamamos de CTA, um conceito amplamente utilizado no marketing digital.

Se você quer criar uma peça efetiva, que gere engajamento, é imprescindível colocar o CTA em prática. Para saber como fazer isso, basta continuar a leitura! A ComSchool te ensina o que é CTA e como criar um que traga resultados para o seu negócio.

O que é CTA?

Sigla para “call to action” (ou “chamada para ação”, em português), o CTA é uma técnica de comunicação amplamente utilizada. Como o nome sugere, ela expressa elementos que induzam os usuários a agirem em relação à sua campanha e/ou marca.

Para ficar mais claro, pense em algum vídeo do YouTube que você assistiu recentemente. É muito possível que, em algum momento, o apresentador tenha pedido para você deixar um like no vídeo, se inscrever no canal e ativar o famoso sininho.

Outra aparição comum é, ao navegar por uma publicação no Instagram, encontrar algo como “compartilhe com seus amigos” ou “deixe sua dúvida nos comentários”. Todos esses são exemplos de CTA presentes no dia a dia.

Dessa maneira, a técnica é aplicada para fazer usuários interagirem com um post ou uma marca, diretamente. Seja pelo compartilhamento da publicação, seja pelo clique em um botão de redirecionamento, qualquer estratégia utilizada por você para fazer o seguidor realizar ações é chamada de CTA.

Como criar CTAs que chamem a atenção?

Como vimos anteriormente, existem muitas maneiras de aplicar a técnica em um formato de mídia. Um CTA para Instagram, por exemplo, pode ser feito diretamente no conteúdo publicado, com um anúncio vocal no vídeo, um texto na descrição ou um ícone na imagem.

Por isso, por mais simples que uma chamada seja, criá-la da maneira mais indicada e fazê-la ser efetiva é um grande desafio. A seguir, confira algumas dicas que separamos sobre como fazer um CTA! Elas vão ajudar no momento de construir o call to action da sua publicação.

Utilize verbos no imperativo

A melhor maneira de convencer o usuário a realizar a ação desejada é instruí-lo de maneira clara e direta. Para isso, sempre use verbos no imperativo, como em “faça o cadastro”, “seja membro” e “receba novidades”.

Escolha um foco

Não confunda o público com informações demais. Ao publicar uma peça, escolha uma interação e foque nela. Evite práticas como o frequente “curta, comente e compartilhe”, muito presente nas redes sociais.

Uma forma simples de escolher o foco ideal para a sua marca é traçar objetivos claros para ela. Se você quer fazer mais vendas, direcione o usuário a um produto. Para mais seguidores, sugira a inscrição. Agora, para mais interações, comentários são mais efetivos.

Mantenha a clareza

O leitor precisa sentir que seu CTA é claro para acreditar nele e saber que o conteúdo possui outras propostas além da interação. Por isso, tenha cuidado e passe a informação correta e completa na sua chamada.

Um bom exemplo é evitar palavras muito comerciais ou frases curtas demais. Em vez de usar “clique aqui” ou “compre já”, prefira algo mais elaborado, como “Cadastre seu e-mail e receba todas as nossas novidades exclusivas.”

Seja conciso

Não faça um CTA longo demais. Isso pode entediar o leitor e fazer ele deixar o conteúdo de lado. Prefira algo conciso, que vá direto ao ponto e mostre as vantagens que o usuário ganha ao interagir.

Não é necessário repetir o chamado várias vezes na publicação, nem estendê-lo por tempo demais. Prefira sempre uma única imagem, um texto de dois parágrafos, no máximo, etc. Ele deve ser suficiente para o seu seguidor entender que há uma proposta interessante ali.

Experimente

Após um certo tempo, é possível que um tipo de CTA não seja mais tão efetivo como no início, pois o seu público-alvo pode se acostumar com a estratégia. Por isso, é importante fazer testes A/B para diversificar as publicações e manter o interesse dos usuários. Para isso, experimente novas técnicas, ferramentas, etc.

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