Chat Bot: descubra como utilizar em sua empresa

O que é Chat Bot? ComSchool Responde

São programas de computador que simulam atendentes nos chats (bate-papos) dos sites. São programados com inteligência artificial para “entender a pergunta” e dar a melhor resposta possível, conforme o que constar em seu banco de dados.

Além disso, conforme eles interagem com os humanos começam a aprender mais sobre o atendimento e o que as pessoas mais precisam saber tornando a experiência ainda melhor para o cliente. Essa tecnologia é conhecida como Machine Learning e proporciona a otimização constante do Chat Bot.

Como escolher um Chat Bot?

Conforme o estudo Chatbot Survey 2017, 75% das empresas que participaram da pesquisa pretendiam utilizar um chat bot. Entretanto, 90% dos desenvolvedores entrevistaram disseram que os empresários não têm conhecimentos sobre o assunto, o que dificulta sua implementação.

Trazer a empresa para a era da Transformação Digital exige um pensamento disruptivo e, com isso, tornar o negócio ainda mais competitivo e diferente no mercado.

Quais os tipos de Chat Bot?

Conforme sua finalidade, os chat bots podem desempenhar as seguintes funções:

  • Atendimento a Clientes (SAC) – o chat bot realiza um atendimento de primeiro nível e automatiza esta etapa utilizando scripts do Call Center para ter a mesma linguagem dos atendentes humanos.
  • Captação de Leads – neste caso, durante a visita e navegação no site, o chat bot conversa com o visitante oferecendo auxilio e captando dados para enviar a equipe comercial.

Como usar o Chat Bot em sua empresa?

As aplicações dos chat bots são diversas, devido a Inteligência Artificial e a Machine Learning. Por isso, eles podem atuar com estas finalidades:

  • E-commerce – as lojas virtuais podem utilizar chat bots para responder dúvidas sobre os produtos e, até mesmo, fechar vendas;
  • Marketing e vendas – outra função que pode ser explorada é a de divulgar campanhas oferecendo um diálogo que envolverá o cliente para que ele adquira o produto ou serviço;
  • Agendamento e reservas – muito importante para consultórios ou restaurantes (entre outros), podem fazer agendamentos e reservas e atualizar a agenda das empresas automaticamente;
  • Educação – utiliza o conteúdo do curso para conversar com os alunos sobre temas específicos das disciplinas;
  • Geração de Leads – retenção do visitante por meio de diálogo e captação dos dados para repassar a equipe comercial, que entrará em contato com lead tendo mais informações.

Para responder outras questões, o professor Maurício Salvador gravou um vídeo explicando. Confira a seguir:

 

Gostou de saber mais sobre como é importante inovar no atendimento ao cliente e trazer a disrupção para sua empresa? Torne-se um especialista em Marketing Digital com os cursos da ComSchool.

Além desse curso, a ComSchool tem outros 170 cursos que podem ajudar você a turbinar a carreira e fazer um networking de alto nível. Todos os cursos dão direito aos Selos Profissionais Certificados.