O que é Coolhunting?

Você sabe o que é Coolhunting?

Coolhunting é um termo que tem sua origem na área de marketing dos anos 90. Seu conceito se resume na observação das pessoas e do mundo, servindo para descobrir e tentar de certa forma, prever as novas tendências de mercado.

Numa tradução livre, a origem da palavra vem do termo inglês “Cool” que significa Legal, Fresco, “na moda”, e “Hunting”, que significa Caçar, Buscar. Sendo assim, o conceito é a Busca por algo legal, algo novo, mas a técnica não se resume apenas a isso.

Nos dias de hoje, sua aplicabilidade está associada a diversas áreas de conhecimento, que vão desde suas raízes mercadológicas na propaganda e marketing, até a psicologia, o design e a moda. Ai entra a versatilidade de coolhunter. Que precisa ter, ao menos, um conhecimento básico de múltiplos assuntos atuais, até mesmo para melhor compreendimento daquilo que está sendo estudado.

O profissional Coolhunter, é o que possui senso crítico para analisar os cenários e agir preventivamente, entre as variáveis tecnológica,culturais, econômicas, políticas e ambientais,com o futuro. Ao mesmo tempo, esse profissional também precisa ser intuitivo para ter bons insights com base em tudo aquilo que observou no mundo.

O profissional acaba aprendendo de maneira involuntária, sobre diversos setores quando se trata de quesitos sociais rotineiros. A experiência que se adquiri ao observar as coisas, simplesmente da maneira que elas são, sem achismo ou visões que determinam um conceito pré determinado. Aquele que trabalha com coolhunting adquire uma visão diferente daqueles que são presos a uma determinada maneira de pensar e enxergar o mundo.

Você sabe o que é Jornada do Consumidor? Confira

Quer aprender mais sobre marketing digital? Descubra aqui. Faça como um bom coolhunter, e mantenha-se por dentro.

Visite o site da ComSchool, e fique por dentro dos melhores cursos reconhecidos com selo profissional ABComm, Associação Brasileira de Comércio Eletrônico.