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O que é D2C? Saiba o que significa e sua importância para os negócios

B2B (Business to business) e B2C (Business to consumer) são siglas muito conhecidas no mundo dos negócios. Mas outro conceito que ganhou espaço ao longo dos anos é o de D2C. Entretanto, essa metodologia é voltada para outros tipos de negócios, como indústrias e importadoras.

A maioria dos negócios hoje define um intermediário para realizar o processo de vendas entre a empresa e seus consumidores. Com o crescimento do comércio eletrônico, o D2C se apresentou como uma alternativa para gerar crescimento das empresas que fazem parte do ramo industrial.

Neste artigo desenvolvido pela ComSchool, vamos mostrar o significado de D2C e suas principais vantagens e desvantagens. Assim, você entenderá como vender on-line para o seu segmento com mais facilidade, expandir o público do seu negócio e melhorar a relação com o público-alvo.

O que é D2C?

Afinal, o que é D2C? A sigla significa “direct to consumer”, com tradução para “direto para o consumidor”. Essa metodologia representa o processo de vendas da indústria diretamente a seus clientes, sem que seja necessário um intermediário para realizar a operação.

Diferentemente da metodologia utilizada pela maioria das empresas, que integram o B2B (negociação entre empresas) ao B2C (negociação com o cliente), as organizações que utilizam esse formato lidam diretamente com seus distribuidores e consumidores finais, seja por meio da própria plataforma de e-commerce ou outros canais.

Se você está se perguntando se é possível utilizar o D2C, o B2B e o B2C ao mesmo tempo, a resposta é sim. Muitas empresas adotam os três modelos como parte da gestão de vendas. Isso porque essas três metodologias podem trazer uma série de benefícios, seja para o cliente como também para o negócio.

A exemplo disso, podemos citar a Apple, que utiliza as três simultaneamente. Nós sabemos que é possível encontrar a maioria dos produtos da marca em marketplaces e outros lugares, onde ocorre a revenda. Entretanto, é possível adquirir as soluções da marca diretamente do site.

Qual é a importância do D2C para os negócios?

Saber o que é D2C permite compreender a importância de reduzir o número de intermediários para o processo de vendas da sua empresa. Ainda, é uma metodologia que permite um planejamento estratégico eficaz, já que, uma vez implementada, exigirá mais atenção às necessidades do consumidor final.

Sendo assim, essa metodologia permite que a jornada de compra do usuário seja mapeada de forma mais assertiva, tornando clara a identificação da necessidade de implementar estratégias de marketing específicas. Com isso, sua empresa dará um passo à frente na captação de leads e no aumento de performance.

Experiência do consumidor

Vender pela Internet e fidelizar clientes é um desafio a se contornar devido à alta competitividade do mercado. Por isso, é importante implementar modelos de venda que sejam compatíveis com o público-alvo e personalizados, a fim de oferecer uma experiência diferenciada e agradável para todos os clientes.

Como citado anteriormente, o processo de venda com o cliente é de total responsabilidade da sua empresa, o que exige também conceder um atendimento de qualidade e ferramentas para suporte. Assim, você solucionará todos os problemas com maior facilidade e coletará feedbacks importantes.

Custos reduzidos

Ao adotar essa estratégia, sua empresa estará eliminando uma quantidade considerável da receita que seria redirecionada para intermediários, como distribuidores, transportadoras e outros setores. Por isso, mesmo que exija maior atenção da organização ao seu público-alvo, é um método que ajuda a reduzir custos.

Além disso, você estará utilizando os próprios canais de venda da empresa, o que torna o processo mais confiável para o consumidor final e ainda permite que sejam proporcionadas ofertas e outros benefícios. Esse fator é determinante para obter a fidelização e prospecção de novos clientes.

Quais cuidados adotar ao aplicar essa estratégia?

A principal exigência para aplicar a estratégia e ter certeza de que ela funcionará é, antes de tudo, avaliar a gestão do seu e-commerce. Isso porque qualquer erro durante a sua aplicação ou na comunicação com os clientes poderá ser prejudicial para a reputação da sua empresa.

Organizar frequentemente o estoque da sua loja também é importante para manter os clientes bem-informados. Para isso, o caminho para a finalização da compra no site deve ser claro a respeito da disponibilidade de produtos, a fim de evitar que o consumidor passe pela experiência de comprar um produto esgotado.

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O modelo D2C é de grande importância para o mundo dos negócios, uma vez que ajuda a expandir o público e a melhorar a relação com a audiência. Quer aprender como gerenciar sua loja virtual? Conheça o curso de Gerentes de Ecommerce 4.0 da ComSchool e aprenda com profissionais altamente qualificados.

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