O que é Dashboard? ComSchool Explica

Dashboard: qual sua função?

O que é Dashboard? Trata-se do painel de controle onde é possível analisar dados importantes para qualquer operação de uma empresa.  

Um profissional de marketing digital pode criar um dashboard com informações dinâmicas que são atualizadas em tempo real e, com base nisso, tomar decisões de forma mais precisa.  

Se você quer entender mais sobre Dashboard, assista o vídeo de Maurici Junior, sócio diretor da ComSchool.

 

Tipos de Dashboard

 

Existem três tipos de dashboards que atendem necessidades diferentes no negócio. Você poderá monitorar e a ter maior visibilidade dos resultados. 

Escolha a variação mais adequada para o tamanho de empresa, área de atuação e objetivo. Confira os tipos diferentes: 

Operacional – mostra as métricas que precisam ser acompanhadas para aperfeiçoar as tarefas e tornar o trabalho mais produtivo. No caso de um analista de marketing digital, é possível usar as métricas obtidas no Google Ads para acompanhar as palavras-chave com melhor performance e utilizá-las de forma mais proveitosa.

Tático – esse dashboard pode ser usado para acompanhar as informações obtidas em anúncios feitos no Facebook Ads, Instagram Ads ou com mídias programáticas. Assim, você pode conseguir visualizar o ticket médio de cada mídia e saber qual é a campanha com melhor resultado.  

Estratégico – traz relatórios estratégicos, indicadores de performance e dados que podem ser comparados com outros períodos. Portanto, você pode entender os resultados atuais e planejar ações para melhorar o que for necessário.  

Em sua essência, um dashboard é uma demonstração visual das informações do negócio e que podem ser usadas para beneficiar a empresa.

Por ser uma ferramenta de apoio à decisão, facilita a vida de analistas e gestores. Todavia, concede uma visão a longo prazo sobre a situação da empresa e sua performance.  

Para trabalhar com dados, é importante investir em uma formação em Marketing Digital.

Compreender e interpretar os dados obtidos em dashboards de sistemas como o Google Ads é um grande diferencial.  

Inscreva-se no curso de Google Ads na prática e comece a ter a expertise necessária para aperfeiçoar a performance de uma empresa.

 

Aprenda técnicas para destacar seus anúncios e aprenda a criar estratégias com palavras-chave e como fazer integração com o Google Analytics. Prepare-se para conquistar sua certificação do Google Ads com mais tranquilidade!