O que é e-book? Saiba como criar e sua importância para o marketing digital

Não há dúvidas de que muitas das soluções que chegaram com a Internet serviram para auxiliar as pessoas a obter mais aprendizado. Com isso, as empresas também enxergaram a oportunidade de fazer parte do dia a dia do consumidor e educá-los com diversas ferramentas. Sendo assim, você sabe o que é e-book?

De forma geral, um e-book é um material mais complexo, em que são reunidas informações a respeito de um determinado assunto que faça sentido para o universo da marca. Muitas empresas têm investido na produção de conteúdo para esses materiais com o objetivo de otimizar a jornada do consumidor no funil de vendas.

Quer saber o que é e-book e como criá-lo para o seu negócio? Saiba os principais requisitos e algumas ferramentas para desenvolvê-lo neste artigo da ComSchool. Assim, você produzirá um conteúdo de qualidade para a sua audiência.

O que é e-book?

O termo “e-book” remete à expressão em inglês “eletronic book”, que significa “livro eletrônico”, em português. Na prática, trata-se de um conteúdo digital em formato de texto (em alguns casos, com imagens) com o objetivo de reunir informações aprofundadas sobre um assunto específico.

Quando pensamos em um livro digital, é comum assimilarmos essa ideia aos livros disponibilizados para incluir em smartphones e leitores digitais como Kindle e outros acessórios. Entretanto, o e-book desenvolvido como parte das estratégias de marketing digital apresenta outro formato.

Ele pode ser disponibilizado em arquivo pdf ou em outros tipos. O desenvolvimento de um e-book exige profissionalismo e atenção, uma vez que o conteúdo descrito nele deve apresentar autoridade sobre o assunto. Em muitos casos, as empresas contratam profissionais qualificados para incluir citações.

No marketing, tornou-se uma ferramenta essencial para a captação de leads, uma vez que apresenta conteúdos relevantes para a audiência. Dessa forma, o público-alvo se vê mais interessado em aprofundar os conhecimentos sobre determinado tema. Além de entender o que é e-book, quer saber como criar um? Confira, a seguir.

Como criar um e-book?

Antes de compreender como criar e-book e utilizar esse recurso em benefício de suas estratégias de marketing digital, é importante considerar uma série de fatores. Isso porque, como citado anteriormente, é um tipo de conteúdo que exige muita dedicação e planejamento.

Identifique a persona

Para ter certeza de que o conteúdo criado no formato e-book será relevante para o seu público-alvo, é necessário pensar diversos fatores, como a linguagem, os temas mais relevantes a serem abordados, o design e muito mais. Para isso, é preciso adequar o conteúdo à identidade da marca e às personas que integram o seu negócio.

Defina o tema

Após definir a persona, o processo de criação se torna mais fácil, pois resta apenas estabelecer o tema a ser abordado e a estrutura a ser seguida. Para manter seu público engajado, também é importante definir um título que seja atrativo e essencial para quem deseja entender a finalidade do e-book.

Insira conteúdos visuais

Uma das vantagens do e-book é a possibilidade de adicionar elementos que vão além dos conteúdos em texto. Nele, é possível inserir elementos gráficos, como imagens, infográficos e códigos QR. Além disso, ele também permite que sejam incluídos hiperlinks, sendo esta uma vantagem para guiar o consumidor a outros conteúdos.

Crie um design responsivo

Um dos principais fatores a serem considerados na hora da criação de um e-book é o design. Como é um tipo de conteúdo que pode ser acessado em diferentes dispositivos, como computadores e celulares, é importante planejar uma estrutura que seja visualmente fluida para os diferentes tipos de mídia.

Como gerar melhores resultados com os e-books?

Além de saber o que é e-book e como desenvolver um para o seu negócio, é importante ter em mente que, para gerar conversão por meio dele, é necessário divulgá-lo da forma correta. Para isso, é preciso incluí-lo nos principais recursos utilizados em estratégias de marketing digital da sua empresa.

Por exemplo, se o seu site possui um blog para a divulgação de artigos e outros tipos de conteúdos, inclua um link para e-book no CTA (call to action) ao final das publicações. É uma forma de oferecer um conteúdo mais aprofundado sobre o assunto abordado.

Além disso, também é importante criar landing pages específicas para a divulgação de cada e-book. Assim, você consegue detalhar para os visitantes quais benefícios eles terão em adquirir o livro digital, além de outras informações em relação ao conteúdo apresentado.

Saiba como otimizar as estratégias de marketing digital do seu negócio!

Agora que você já sabe o que é e-book e as principais vantagens de utilizar esse recurso na sua empresa, que tal aprender outras técnicas importantes para gerar mais visibilidade? Os cursos de marketing digital da ComSchool contam com os ensinamentos de diversos profissionais que atuam no mercado digital.