O que é inside sales? Saiba a importância desse recurso para o seu negócio

Otimizar o processo de vendas é uma maneira de obter resultados de forma mais rápida e ficar cada vez mais próximo de conquistar os objetivos de negócio. Existem diversas maneiras de se fechar um negócio com os clientes, seja estabelecendo um relacionamento próximo ou à distância. Mas você sabe o que é inside sales?

Automação do marketing

O surgimento de tecnologias contribuiu para o avanço de uma série de setores, cooperando não somente para a agilidade nos processos internos, mas também para a efetividade de algumas tarefas do marketing digital. Até porque, se antes o profissional precisava ficar frente a frente com seu cliente, hoje em dia, essa não é mais uma necessidade.

A relação entre o intermediário de uma empresa e seu cliente é um dos pontos-chave para a geração de conversão e, principalmente, para a fidelização dele perante a marca. Por isso, diversas técnicas ganham evidência quando o assunto é prospectar clientes sem estar próximo deles.

Assim sendo, a ComSchool desenvolveu este artigo para solucionar as principais dúvidas em relação ao que é inside sales e como essa metodologia gera vantagens competitivas para a sua marca. A seguir, saiba como implementar esse recurso no seu negócio e tornar seu empreendimento um sucesso de vendas a partir dela.

O que é inside sales?

Afinal, o que é inside sales? Essa modalidade de venda é conhecida como o principal recurso para estabelecer negociações com os clientes da sua loja ou empresa à distância. Ao contrário do que muitos pensam, é uma prática que vai na direção contrária a outros métodos já conhecidos, como o telemarketing.

No inside sales, o objetivo não é interromper o cotidiano das pessoas, e sim contribuir com informações de forma mais natural. Para isso, as técnicas voltadas para o inbound marketing têm grande importância nesse processo, uma vez que priorizam a criação de conteúdos relevantes e personalizados.

É um método aplicado em diversas áreas do marketing digital e que se utiliza de meios comuns de acesso dos clientes para estabelecer um relacionamento mais próximo. Os principais meios em que o inside sales se aplica são e-mails, reunião a distância e outros métodos de comunicação com o cliente.

Para que o inside sales da sua empresa seja efetivo, é primordial que a contratação dos vendedores seja feita com muito cuidado e atenção. Isso porque são eles que vão lidar diretamente com o processo e devem apresentar algumas características, como sede de aprendizado, flexibilidade e capacidade de receber e aplicar feedbacks.

Field sales

Para entender o que é inside sales, também é importante ficar por dentro de alguns termos muito comuns nos setores que se utilizam dessa metodologia para otimizar o processo de vendas internas e externas da empresa. Um deles muito presente no dia a dia desses profissionais é o field sales.

O field sales diz respeito ao modelo tradicional de vendas que as empresas geralmente tem como direcionamento inicial. Nele, a equipe de vendas é responsável por se deslocar até os clientes e também realiza o mapeamento da jornada de vendas.

Como funcionam as vendas no inside sales?

A principal ferramenta utilizada para colocar o inside sales em prática é o CRM. O controle do relacionamento com o cliente é um dos principais fatores para a execução desse processo. Uma vez que os vendedores conseguem lidar com mais clientes de forma simultânea, a metodologia se torna mais fácil.

Por isso, os vendedores conseguem mapear toda a jornada de compra do consumidor e fazer uma avaliação de cada cliente, sendo possível definir em qual etapa cada um se encontra e até mesmo a previsão de conclusão da compra. E esse tipo de informação é excepcional para o gerenciamento do negócio.

Além de compreender quando será possível fechar um negócio com o cliente, também é uma forma de ter uma previsão em relação ao faturamento da empresa. Dessa forma, o gestor consegue analisar a saúde comercial do seu negócio de maneira mais precisa e identificar se os resultados estão alinhados aos objetivos da empresa.

E a principal vantagem de utilizar o CRM é que, além de existirem ferramentas gratuitas ou de baixo custo, muitas delas permitem que sejam registrados os e-mails e outras atividades relacionadas ao processo de venda. Sendo assim, torna-se muito mais fácil identificar os pontos que funcionam ou não durante o processo.

Saiba como otimizar as vendas da sua empresa com a ComSchool!

Agora que você já compreendeu o que é inside sales e como essa metodologia é fundamental para transformar os processos internos do seu negócio, que tal aprender na prática a otimizar a gestão interna da sua empresa e saber como melhorar a experiência dos clientes?

Para isso, a ComSchool oferece diversas oportunidades de aprendizado para melhorar suas habilidades como gestor ou profissional de um e-commerce. Confira o catálogo para escolher a opção que mais se adequa aos seus objetivos profissionais e adquira diversas habilidades essenciais para o mercado digital.