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KPI: Saiba o que é e para que serve o indicador

Atualizado: 21 de fev.

Com o avanço tecnológico, surge a necessidade de ferramentas que auxiliem empreendedores a compreender o andamento dos negócios.


Algumas, que surgiram com o tempo, tornaram-se essenciais para analisar a performance das empresas e alcançar as metas, como o KPI.


Indispensável para o gerenciamento de um empreendimento, esse é um dos indicadores mais famosos no universo do marketing digital.



Isso porque ele possibilita mensurar o desempenho de diversas áreas e setores de maneira prática.


Sendo assim, neste artigo da ComSchool, você vai compreender o que é KPI e a importância dele.





O que é KPI?


Essa é a sigla para Key Performance Indicator, em português: Indicadores Chave de Performance. Esses números mostram se a coisa está boa ou ruim.


Com a aplicação do termo na área de marketing digital, podemos dar alguns exemplos mais práticos.


Como saber se o seu site tem um tráfego qualificado? Basta olhar alguns KPI’s específicos, como “taxa de rejeição”, “tempo de duração das visitas” e “quantidade de páginas por visitante”.


Se as pessoas ficam pouco tempo e visualizam apenas algumas páginas, significa que o seu conteúdo não é interessante para elas ou que você atrai gente fora do perfil. Há dezenas de indicadores de performance para um portal, mas você não precisa ficar de olho em todos eles.


É possível comparar o KPI com o locomover de um carro. Há vários pontos importantes para um automóvel, como nível do óleo, pressão dos pneus, temperatura do motor, etc. Porém, quando você dirige, só presta atenção em alguns específicos, como velocidade, temperatura e nível de combustível.


A definição de KPI não diverge muito disso, pois a ferramenta possui os próprios medidores para monitorar o andamento de uma organização de forma prática e inteligente. É possível aplicar uma série deles em seu negócio. Continue a leitura para conhecer alguns indicadores-chave.


Quais são os indicadores de KPI?


No marketing digital, os indicadores-chave são aqueles que você deve observar no dia a dia da gestão. Por isso, eles recebem esse nome! Veja alguns tipos de KPI para sites de conteúdo:


  1. visitantes únicos x visitantes recorrentes;

  2. tempo de permanência no site;

  3. pageviews por visita;

  4. páginas mais vistas;

  5. páginas de saída;

  6. principais fontes de tráfego;

  7. porcentagem de tráfego orgânico;

  8. porcentagem de tráfego pago;

  9. porcentagem de tráfego de referência;

  10. quantidade de e-mails recebidos pelo atendimento;

  11. investimento no Facebook Ads, no Instagram, no TikTok, no YouTube, etc.


Diferença entre KPI e métricas

Como visto, o KPI pode atuar como indicador de desempenho de diversos setores de uma empresa. Porém, e as métricas? Qual é o papel que elas desempenham em um empreendimento? Qual é a diferença entre KPI e métrica?


Ao contrário do que muitos pensam, tanto as métricas quanto as chaves indicadoras são essenciais para o gerenciamento de um negócio. Isso porque os dois possuem funções diferentes, e o uso deles deve ser frequente para aprimorar um negócio e coletar resultados baseados nas metas estabelecidas.


As métricas são números que demonstram diversas informações gerais sobre uma organização. Como elas não estão atreladas a nenhum indicador de conversão, geram dados brutos a respeito de clientes, tráfego e questões internas da empresa. A quantidade de funcionários é um exemplo de numeração que pode ser gerada.


De forma resumida, elas são dados em forma bruta e os KPI’s são indicadores para avaliar a performance do negócio. Como citado, ambos são importantes para o sucesso e devem ser utilizados com base em estratégias eficazes. Dessa forma, é possível coletar os resultados e, consequentemente, gerar soluções para diversos problemas.





Definição de metas


Outro aspecto importante para entender o que é KPI são as metas. Mesmo em um site de conteúdo, é preciso sempre defini-las. Qual é o objetivo do seu site? Gerar cadastros? Tirar dúvidas e evitar que os clientes congestionem as linhas telefônicas da empresa?


Algumas pessoas argumentam que “portais” com uma única página, do tipo one page layout, recebem uma taxa de rejeição alta segundo o Google Analytics. Isso ocorre mesmo com os visitantes que se interessam pelo conteúdo.


Essa é uma questão conceitual. Não considero um one page layout um site. Para mim (e acho que para o Google também), conteúdo de qualidade deve estar bem categorizado e distribuído em uma árvore de navegação. Então, vejo essas opções apenas como “uma página na web”.


A ComSchool ajuda você a impulsionar seu negócio!


Portanto, um KPI é extremamente importante nos dias de hoje para avaliarmos o andamento de uma empresa e gerar soluções para diversos contratempos.


Essa é uma ferramenta do marketing digital que se consolidou como uma das principais técnicas para analisar performance.


Para conhecer mais sobre o ambiente digital, a ComSchool disponibiliza uma série de oportunidades para turbinar o seu aprendizado e colocar todo o conhecimento em prática.


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