O que é Last Mile? ComSchool responde

O que é Last Mile?

Você sabe o que é Last Mile? Em tradução livre significa “última milha” e trata-se de um termo utilizado em logística para definir a última etapa no processo de envio de um produto até a casa do cliente.

Esse é o momento em que a encomenda sai do centro de distribuição em direção ao consumidor e representa um dos principais desafios no ecommerce brasileiro.

Você gostou de saber o que é Last Mile? Assista o vídeo gravado pelo professor Maurici Junior e depois leia o texto a seguir para entender melhor o assunto.

Como otimizar o Last Mile?

Quando o produto deixa o armazém em direção ao destino da entrega o lojista mostra toda a qualidade da sua empresa e sua eficiência.

A importância de otimizar o Last Mile demonstra o quanto a empresa investe em planejamento.

Nesta etapa e no transporte (terceirizado ou não), algumas medidas resolvem problemas e proporcionam um bom serviço.

Confira o que você pode fazer para otimizar este processo:

  • Buscar mais de um fornecer para evitar que o produto falte no estoque;
  • Agendar a entrega para evitar despesas de reenvio (situação que ocorre quando o cliente não estava no local);
  • Escolher formas alternativas de entrega, incluindo o transporte coletivo (quando várias empresas dividem o mesmo veículo no intuito de dividir os custos);
  • Investir em softwares e sistemas de gestão para planejar rotas e utilizar GPS, o que possibilita o rastreamento da entrega e acompanhamento em tempo real;
  • Avaliar todo o processo de entrega sempre para detectar o que pode ser melhorado.

Quando um cliente compra algo pela internet deseja receber o produto o mais rápido possível.

O esforço para otimizar o Last Mile é motivado pela necessidade cumprir prazos e proporcionar a melhor experiência de compra.

Com isso, o consumidor é incentivado a comprar novamente em seu ecommerce para receber o mesmo atendimento especial.

Contar com um serviço bem prestado é decisivo e buscar informações e uma formação especializada é um grande diferencial.

O curso de Gerentes de Ecommerce e Marketing Digital é ideal para quem busca conhecimentos que transformem a forma como os processos são realizados.

Estude com professores experientes e receba um certificado reconhecido pela ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico).