O que é Last Mile? ComSchool responde
O que é Last Mile?
Você sabe o que é Last Mile? Em tradução livre significa “última milha” e trata-se de um termo utilizado em logística para definir a última etapa no processo de envio de um produto até a casa do cliente.
Esse é o momento em que a encomenda sai do centro de distribuição em direção ao consumidor e representa um dos principais desafios no ecommerce brasileiro.
Você gostou de saber o que é Last Mile? Assista o vídeo gravado pelo professor Maurici Junior e depois leia o texto a seguir para entender melhor o assunto.
Como otimizar o Last Mile?
Quando o produto deixa o armazém em direção ao destino da entrega o lojista mostra toda a qualidade da sua empresa e sua eficiência.
A importância de otimizar o Last Mile demonstra o quanto a empresa investe em planejamento.
Nesta etapa e no transporte (terceirizado ou não), algumas medidas resolvem problemas e proporcionam um bom serviço.
Confira o que você pode fazer para otimizar este processo:
- Buscar mais de um fornecer para evitar que o produto falte no estoque;
- Agendar a entrega para evitar despesas de reenvio (situação que ocorre quando o cliente não estava no local);
- Escolher formas alternativas de entrega, incluindo o transporte coletivo (quando várias empresas dividem o mesmo veículo no intuito de dividir os custos);
- Investir em softwares e sistemas de gestão para planejar rotas e utilizar GPS, o que possibilita o rastreamento da entrega e acompanhamento em tempo real;
- Avaliar todo o processo de entrega sempre para detectar o que pode ser melhorado.
Quando um cliente compra algo pela internet deseja receber o produto o mais rápido possível.
O esforço para otimizar o Last Mile é motivado pela necessidade cumprir prazos e proporcionar a melhor experiência de compra.
Com isso, o consumidor é incentivado a comprar novamente em seu ecommerce para receber o mesmo atendimento especial.
Contar com um serviço bem prestado é decisivo e buscar informações e uma formação especializada é um grande diferencial.
O curso de Gerentes de Ecommerce e Marketing Digital é ideal para quem busca conhecimentos que transformem a forma como os processos são realizados.
Estude com professores experientes e receba um certificado reconhecido pela ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico).