O que é Link Building?

Link Building é a estratégia de fazer com que outros sites apontem para o seu site, ou seja, que tenham links nas páginas deles, que apontem para páginas no seu site.

O Link Building é uma forma de fazer com que seu site ganhe autoridade numa estratégia de SEO. Funciona como se fossem votos ou indicações de outros sites.

Imagine que você precisa de um eletricista e várias pessoas indicam o mesmo eletricista. Você vai achar que o trabalho dele é muito bom.

Da mesma forma, quando o robô de buscas do Google entra em um site e encontra um link apontando para o seu site, ele vai dar um voto para o seu site.

Quanto maior e mais importante for o site apontando para o seu, maior será o peso do voto. Isso significa dizer que você deve criar uma estratégia de Link Building não apenas para atrair indicações de sites pequenos, mas também de sites grandes.

Veja abaixo algumas dicas de Link Building:

  • Tenha um serviço de Relações Públicas (assessoria de imprensa): ter uma empresa de relações públicas vai ajudar muito a te colocar em sites de maior relevância, como portais de notícias, revistas, jornais e blogs especializados. Não adianta pensar que basta ter um serviço de RP e você estará em todos os jornais. Você deve ser notícia. Deve trazer histórias interessantes e inovadoras para que eles queiram publicar.

 

  • Produção de Artigos: escreva artigos com frequência sobre temas relacionados ao seu mercado. Não esqueça que os sites com maior relevância gostam de conteúdo inédito, então nada de ficar enviando o mesmo conteúdo para diversos sites. Além disso, conteúdo repetido pode ser prejudicial ao SEO. Escreva artigos com pelo menos 400 palavras e use palavras chave em seus artigos. O mais importante: nunca esqueça de colocar links para o seu site, no início e final do artigo.

 

  • Relacionamento com blogueiros: tenha uma lista com os principais blogueiros de seu segmento. Eles gostam de conteúdos interessantes, divertidos e que tenham potencial de compartilhamento. Envie seus artigos com frequência para esses blogueiros.

 

  • Páginas e perfis sociais: crie páginas e perfis nas principais redes sociais e coloque o link para seu site, tanto na descrição do perfil quanto nas postagens. Sempre inclua links também nas imagens que você postar nas suas redes sociais.

 

  • Vídeos on-line: crie vídeos demonstrativos e que ensine “como fazer”. Da mesma forma que os artigos, envie esses vídeos para blogueiros e outros sites de conteúdo.

 

  • Programas de afiliados: se você tem um e-commerce, pode criar programas de afiliados para que outros sites sejam remunerados quando indicarem vendas para o seu site. Dessa forma, além de você aumentar seu Link Building, também estará remunerando os parceiros por vendas geradas.

 

  • Apresentações em PDF, PPT, DOC, etc. As apresentações e documentos que voce tiver e puder compartilhar, hospede em sites como o Slideshare, por exemplo. Não esqueca de colocar links apontando para o seu site.

 

  • Pesquisas e estudos de mercado: desenvolva estudos e pesquisa de mercado com outras empresas parceiras. Essas pesquisas serão muito bem vistas por outros sites na hora de publicar e também ajudarão o trabalho de suas relações públicas.

 

  • Outros sites importantes em Link Building: marketplaces, comparadores de preços, cupons de desconto e certificados e selos. Procure incluir links também em respostas em fóruns de discussão, enciclopédias, diretórios de sites e guias locais.

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