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Marketing de afiliados: saiba como trabalhar com essa estratégia

Com o avanço tecnológico, a internet passou a ser um ambiente que propõe uma série de ferramentas para empresas alavancarem a própria marca. Entre as inúmeras formas de impulsionar o negócio, está o marketing de afiliados (ou programa de afiliados). Ele ganhou muito destaque por não exigir grandes investimentos.

O que é o Marketing de Afiliados?

Afinal, o que é marketing de afiliados? Esse método é um modo de divulgação de conteúdo. Nele, a publicidade é feita por meio da utilização da influência de pessoas que oferecem produtos e serviços de outra empresa.

Como exemplos de marketing de afiliados, podemos considerar a figura de blogueiras e youtubers, que aceitam falar sobre uma determinada marca nos canais de comunicação. Assim, recebem uma comissão, caso haja alguma venda.

Esse modelo de negócios surgiu na década de 1990, quando a Amazon abriu a oportunidade para as pessoas venderem os produtos do site em troca de uma remuneração. Algo muito parecido com o atual marketing de afiliados, não é mesmo? Isso é algo familiar, mas você sabe quais são as vantagens? Confira:

  1. os fornecedores contam com canais diferentes de distribuição de mercadorias e aumentam as conversões;

  2. os produtores podem conhecer e testar formatos diferentes de divulgação para descobrir qual funciona melhor para o produto ou o serviço;

  3. os clientes têm mais fontes de pesquisa para ajudar na decisão de compra;

  4. os afiliados rentabilizam as redes sociais, os sites e os blogs ao venderem mercadorias de outras empresas.

Formato de afiliados

Para saber como funciona o marketing de afiliados, primeiro é necessário entender que essa se trata de uma estratégia de divulgação que pode ser realizada de diversas formas. Por isso, existem diferentes formatos, e a escolha varia conforme as características do negócio.

Mesmo que o objetivo seja o retorno financeiro, cada opção pode focar em gerar leads e conversões. Continue a leitura para conhecer os vários tipos e os benefícios de cada método.

CPA – Custo por Ação

Os afiliados de marketing só recebem a remuneração quando um visitante clica no anúncio e faz alguma ação, como um cadastro ou uma compra. Na prática, as pessoas precisam ser convencidas e influenciadas para tomar alguma atitude em relação à publicidade. O CPA é uma estratégia mais abrangente, utilizada por quem já tem margens de lucros grandes, pois consome um pouco mais de recursos.

CPC – Custo por Clique

O ganho ocorre quando alguém clica no pop-up, no banner ou em outro tipo de publicidade que esteja no canal do afiliado. Assim, a remuneração depende do desempenho da campanha criada pelo anunciante.

CPM – Custo por Mil Impressões

Aqui, o valor pago é fixo e só é depositado quando o anúncio atinge mil visualizações. Vale lembrar que as impressões são equivalentes aos pageviews de um blog. Assim, parte-se do pressuposto que o visitante foi impactado pela publicidade que consta na página.

Por isso, esse formato oferecido pelo marketing de afiliados é importante para parceiros com muitos acessos. Isso porque eles são remunerados rotineiramente, sem depender de cliques dos visitantes.

CPV – Custo por Venda

No custo por venda, a comissão é paga somente quando o link compartilhado produz vendas. Além disso, o anunciante pode definir uma taxa que seja interessante para os dois lados.

CPL – Custo por Lead

O foco dessa estratégia é fomentar a prospecção de leads e aumentar a base. Contudo, o pagamento varia, pois os afiliados podem receber segundo as interações geradas ou os acessos que se tornaram clientes efetivos.

Canais para divulgar um produto ou um serviço

Afiliados bem sucedidos não precisam de um canal específico para compartilhar os anúncios. Contudo, você pode escolher um local interessante para divulgar e vender os produtos. Porém, tenha sempre em mente que a seleção deve ser conforme o seu público.

E-mail marketing

Quando os parceiros têm uma base sólida de e-mail marketing, podem aproveitar a oportunidade para compartilhar as publicidades e aumentar as chances de atrair o público. O e-mail marketing ajuda a construir relevância.

Redes Sociais

As principais redes sociais que os afiliados usam são Facebook, YouTube, Instagram, Pinterest e Twitter. A escolha desses canais depende do alcance dos parceiros em cada um.

Site ou blog

Ter um site ou um blog tem como principal vantagem a liberdade editorial que o espaço proporciona. Além disso, esses ambientes podem ser customizados conforme a audiência e oferecer um conteúdo mais aprofundado.

Como ser um afiliado?

Após escolher o formato e o canal de divulgação, você pode se tornar um afiliado. Contudo, antes disso, é importante conhecer as etapas desse processo para compreender como trabalhar com marketing de afiliados. Veja o passo a passo.

Escolha o programa de afiliados

Há diversas empresas que oferecem programas de afiliados tanto de produtos físicos quanto de infoprodutos. Busque as instituições que pagam as melhores comissões e inspiram mais segurança.

Selecione os produtos certos para divulgar

Você já entendeu que o marketing de afiliados vale a pena. Agora, saiba que os produtos ou serviços escolhidos devem ser adequados para a audiência. Os artigos que você publicar em um blog, por exemplo, devem atender às dúvidas dos visitantes e fazer alguma conexão com a mercadoria que você quer divulgar.

Eduque sua audiência

Para ter uma receita recorrente, a audiência deve ser educada sobre o que você vende. Para isso, é possível gravar vídeos a respeito do serviço ou do item. Além disso, no caso de uma ferramenta on-line, por exemplo, você pode combinar com o fornecedor a disponibilização de um free trial para seu público.

Use anúncio pago

O anúncio pago pode ser um caminho interessante e rápido para conquistar as pessoas. Porém, as campanhas devem ser claras, com muitas informações e imagens atraentes.

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