O Que é Native Advertising

Native Advertising, que traduzido para o português fica publicidade nativa ou anúncios nativos. Mais especificamente, são publicações do tipo postagens, histórias ou artigos que, em redes sociais ou inseridos no conteúdo do site, chamam a atenção do usuário de maneira não invasiva. Redes como Facebook, Twitter, Pinterest, Instagram e Tumblr são as maiores plataformas sociais no mundo a rentabilizar com Native Advertising.

 

A Native Advertising surge como uma alternativa aos banners e aos links patrocinados, pois é uma comunicação da marca com os clientes que oferece conteúdo de mais valor. Podemos citar como principal diferença que o Native Advertising está no interior de um fluxo editorial, o que o põe em vantagem em relação aos muitos banners convencionais que bombardeiam o internauta por todos os lados, mas são ignorados. Ao contrário, os anúncios nativos tem maior aceitação.

 

Uma forte característica desse tipo de publicidade é que os anúncios nativos têm o objetivo de se manter de forma consistente, sendo um conteúdo natural aos olhos do usuário, aumentando assim a possibilidade de clique. O Native Advertising se encaixa perfeitamente em uma publicação de pequeno porte atingindo públicos que se interessam pelo produto anunciado. O conteúdo que é vinculado deve ser trabalhado de maneira sutil, mas deve ser interessante e relevante ao usuário para que a estratégia seja eficiente, diferenciando-se de um banner normal que pode ser ignorado pelo usuário.

 

Outra vantagem dos Native Ads é que eles se utilizam de canais que já se caracterizam por oferecer conteúdo de grande relevância para o publico que os utiliza. Por focar no meio certo e atingir, consequentemente, as pessoas certas, o Native Advertising garante melhor retorno se comparado aos intrusivos banners tradicionais.

 

A proposta do Native Advertising é que o usuário tenha a melhor experiência possível com a publicidade. E, como vimos, para que essa experiência seja positiva, os esforços do Native Advertising é transformá-la em uma comunicação não agressiva e não intrusiva. A publicidade nativa deve agregar valor e dar visibilidade à marca, mas sem abusar do espaço que o internauta usa.