O que é Pagerank e como utiliza-lo para gerar mais tráfego para seu site!

Se você tem um site ou blog já deve utilizar ou pelo menos ter ouvido falar do Pagerank. O Pagerank é uma métrica utilizada pelo Google, é hoje a principal ferramenta de avaliação entre sites, com ele você pode ver e analisar o posicionamento do seu site em relação a outros nas buscas do Google. Ele organiza em uma lista, por ordem de relevância e de número de acessos, os sites que aparecem em uma busca.

É muito importante saber qual é o posicionamento do seu site nas buscas do Google para poder entender seus erros e buscar aprimorar a posição dele, pois, como bem sabemos, os internautas geralmente clicam nos primeiros links que aparecem na pesquisa do Google, e preferem ficar na primeira ou segunda página de pesquisa, dificilmente passam da página três. Então, para ter mais acessos e consequentemente gerar mais vendas ou engajamento em seu site ou loja online, é importante estar bem ranqueado no Pagerank.

Muita gente já ouviu falar do Pagerank, mas muitos ainda não o utilizam apropriadamente ou não entendem realmente como funciona. Então, vamos esclarecer isso neste artigo!

Como funciona o Pagerank?

O Pagerank é uma ferramenta fácil de entender e utilizar. Ele tem um rank que vai de 0 à 10, cada site recebe uma pontuação dada pelo Google. A pontuação do site é dada através de uma espécie de votação. Para a votação, o Google usa uma métrica levando em conta essas três características no site: Quantidade, Qualidade e Contexto. Para que o site receba a pontuação do Pagerank, essas três características devem vir sempre juntas, elas são interdependentes. Então, não adianta o site receber muitos cliques, se não tiver uma boa qualidade e um contexto relevante. Para manter a página bem posicionada invista nesses três fatores!

Se você conseguir trabalhar bem essas três características de forma equlibrada, não se esquecendo de nenhuma delas, seu site vai começar a ser bem votado e ter uma boa pontuação no Pagerank e, consequentemente, um bom posicionamento no Google.

Dica para melhor o posicionamento.

Uma outra forma de melhorar sua colocação na busca orgânica do Google é que seu site seja comentado por outros sites grandes do mesmo nicho que o seu. Se um site grande recomendar um artigo de seu blog por exemplo, e deixar o hiper link que dará acesso direto ao seu site, é uma ótima forma de elevar a pontuação no Pagerank.

Ah! Mas é bom saber que ter links de seu site em páginas fracas, com pouca relevância não é bem visto pelo Pagerank, ou simplesmente não conta em nada na avaliação. Por isso não perca tempo tentando fazer parcerias com páginas muito pequenas que não têm um grande número de acessos. Foque nas páginas grandes e relevantes no seu nicho de atuação.

(leia também: 3 segredinhos sobre o SEO que você precisa saber!)

E qual é a importância do Pagerank?

Como já disse anteriormente, estar bem posicionado na busca orgânica do Google é muito importante, pois os internautas costumam clicar nos primeiros links ou nas primeiras páginas de pesquisa. E para quem quer viver de blog ou vendas online, o número de acessos é muito maior quando a página está bem posicionada na pesquisa do Google. Então observar regularmente o Pagerank é essencial para ajudar a aumentar ou manter o bom tráfego de sua página.

Se você ainda não utiliza o Pagerank, você pode clicar aqui e instalar a barra de ferramentas do seu site!

Se você está buscando bom posicionamento e tráfego para seu site, é também muito importante você entender as técnicas de SEO. Por isso, eu recomendo o curso de SEO na prática da ComSchool. Nele você aprende técnicas e dicas para melhorar o posicionamento do seu site nos resultados do Google. Veja as mudanças que devem ser feitas no cógido das páginas, Insite SEO e o que fazer para os outros sites apontarem para o seu, o Outsite SEO. Venha conhecer os segredos que o Google não conta!

Clique aqui e veja a programação do curso: Curso de SEO na Prática.

Por hoje é só!

Boa semana e até a próxima! 😉