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O que é Realidade Aumentada? Saiba como essa tecnologia pode mudar o marketing

Você sabe o que é Realidade Aumentada? Essa tecnologia é a integração do digital com o mundo físico simultaneamente, por meio de camadas visuais sobrepostas a elementos reais. Ela desafia o que antes acreditávamos ser exclusivo da ficção e traz uma série de novas oportunidades para muitas áreas, como o marketing digital.

Também chamada pela sigla AR (de “Augmented Reality”, em inglês), a tecnologia cresce exponencialmente. Saiba mais sobre o tema aqui, na ComSchool, e entenda como você pode revolucionar a maneira como a sua empresa se comunica.

O que é?

Novas tecnologias sempre podem surpreender nossas mentes. Se você não sabe o que é a Realidade Aumentada e nunca teve contato com ela, muito provavelmente vai se lembrar de cenas antes previstas apenas em filmes.

Um ótimo exemplo é em De Volta para o Futuro 2, quando o protagonista Marty McFly encontra um anúncio publicitário ao viajar para o ano de 2015. A peça se movimenta e se materializa como um tubarão 3D que ataca o personagem, no entanto, tudo não passa de uma simulação holográfica.

A Realidade Aumentada funciona de maneira parecida. Ela permite que o mundo real e o virtual sejam “combinados”, possibilitando novos tipos de interação. É como se a tecnologia lesse o ambiente em que está inserida e, com isso, tivesse a capacidade de adicionar elementos a ele.

Isso, é claro, é uma novidade e tanto, mas não é tão mirabolante quanto os filmes mostram ser. A tecnologia é derivada de uma série de outros avanços que fizemos ao longo das décadas e é uma evolução natural de outras ferramentas que já usamos há muito tempo.

Qual é a origem do AR?

Por mais diferentes que possam parecer, a Realidade Aumentada teve origem a partir dos famosos códigos de barras (sim, aqueles de supermercado). Ainda que sejam importantes para o mundo que vivemos hoje, rapidamente esses códigos unidimensionais deixaram de suprir todas as necessidades dos negócios.

Assim, foram criados códigos 2D, que têm a capacidade de armazenar ainda mais informações na vertical e na horizontal. Você com certeza já interagiu com algum deles no dia a dia, especialmente após a pandemia: a maioria dos estabelecimentos já se modernizou com uma série de serviços disponíveis por QR Code.

Esses códigos bidimensionais possibilitam projetar objetos virtuais no mundo real, como se fosse um filme. Com isso, é possível uma interação com os dados ao combinar um código bidimensional e uma aplicação em um computador ou dispositivo móvel.

AR X VR

Algo muito comum é a confusão entre Realidade Virtual e Aumentada. Ambos são conceitos que brincam com a nossa ideia do que é real, mas funcionam de maneiras diferentes.

Enquanto o AR projeta objetos virtuais no ambiente físico em que estamos por meio de algum tipo de visor e/ou câmera, o VR recria o ambiente virtualmente. Exemplificando, o primeiro depositaria um leão virtual na sua sala, enquanto o segundo transformaria a sua sala em um zoológico.

Como funciona?

Depois de tudo isso, você deve estar se perguntando como funciona a Realidade Aumentada. Para experienciar essa tecnologia, é preciso de um marcador no espaço físico, um GPS e um software habilitado.

Um exemplo de um aparelho que tem essas três ferramentas são os nossos smartphones. Ao utilizar um aplicativo que tenha a opção AR, ele ativará a câmera do seu celular e o GPS ao mesmo tempo. Ambos vão agir em conjunto, ancorando você e algum ponto do ambiente.

Com os dois pontos de referência, o software poderá então projetar as informações e/ou imagens virtuais no mundo real e mostrá-las por meio do visor do aparelho. Não é uma projeção holográfica, e sim uma projeção virtual.

Aplicações da Realidade Aumentada

Hoje em dia, existem várias aplicações cotidianas relacionadas ao AR. A indústria de games, por exemplo, faz muito sucesso ao utilizar a tecnologia, como acontece no jogo Pokémon GO. Filtros em aplicativos como o Instagram e o TikTok também aproveitam da novidade.

Outro exemplo muito importante é o uso da Realidade Aumentada na educação. Alunos podem escanear códigos que criam objetos virtuais para a visualização de objetos de estudo em 3D. Outras áreas, como a indústria automobilística e a medicina, também utilizam a tecnologia.

O marketing digital já começou a experimentar as possibilidades, utilizando AR para demonstrar aos clientes como os produtos ficariam dentro de certos ambientes ou até mesmo vestindo usuários virtualmente. São inúmeras aplicações possíveis, por isso, é imprescindível ter um bom planejamento de marketing digital.

Assim, se você planeja se destacar no marketing, procurar profissionais e empresas de Realidade Aumentada pode ser uma ótima opção. Especialmente para negócios que querem expandir as vendas no e-commerce, a tecnologia pode ajudar a aproximar possíveis clientes de seus produtos.

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