O que é Transformação Digital

O que é Transformação Digital?


O que antes parecia ficção científica, virou realidade. A Transformação Digital já começou. Bem-vindo à era mais disruptiva de todas!

Transformação Digital vai muito além do que simples processos e ações de melhorias na área de TI das empresas. Ela é um processo de mudança que engloba não só a tecnologia, mas também a inovação, os canais de distribuição e comunicação, tais como o e-commercemarketing digital e as redes sociais e principalmente, o fator humano e comportamental.

Essa metamorfose tecnológica alterou profundamente as relações entre empresas e clientes, delineando um novo comportamento de consumo. Assim, a organização que não se adaptar, deixará de existir muito em breve.

Mas afinal, o que é Transformação Digital?

Apesar de ser um termo bastante em moda, muitas empresas ainda não compreenderam o real conceito e a importância da Transformação Digital. E acabam incorrendo no erro de confundir com a ideia de digitalização.

Contudo, a Transformação Digital vai muito mais além. Ou seja, ela é uma mudança do modo de operação nos processos organizacionais como um todo. Além de ser também uma mudança no comportamento interno da organização.

A inovação, a agilidade e o foco no cliente precisam estar na base cultural de uma empresa. Assim como acompanhar a velocidade com que as transformações tecnológicas acontecem ao redor do mundo e se adaptar a elas.

É preciso entender que a tecnologia é a principal responsável pelas mudanças nos ambientes corporativos. Fazendo com que a empresa melhore seu desempenho, sua produtividade e busque melhores resultados.

Assim, o avanço tecnológico em termos empresariais não tange apenas ao entendimento de expressões complexas. Mas sim, na aplicabilidade de ferramentas e processos em TI que elevem a gestão de dados a níveis superiores.

Estratégias na Transformação Digital

Transformação Digital deve, obrigatoriamente, abranger todos os setores de uma empresa, e não apenas áreas como Marketing e TI. Ou seja, todos os processos internos devem ser digitais e estarem conectados entre si.

Além disso, o entendimento do empresário deve estar pautado no quanto a sua empresa é influenciada no meio digital. Pois a comunicação e a experiência do usuário refletem diretamente na reputação de uma marca.

Com isso, as organizações precisam absorver o digital em seu cerne, em sua essência e torna-la rotina. E essa mudança deve começar agora, neste momento, onde tudo acontece online e ao vivo.

Para os profissionais da área de TI, a exigência é de maior capacidade analítica e visão sistêmica das novas metodologias. Processos ágeis, modelos de negócios, novos produtos e serviços. Tudo deve ser contemplado na Transformação Digital.

Esse processo de mudança precisa acontecer internamente, de dentro para fora, em uma avaliação estratégica do próprio negócio. E o pontapé inicial deve ser com base em análises de cenários ambíguos e incertos.

Ponderar todas as possíveis e impossíveis situações, e o quanto elas poderão impactar em seu negócio. Estar sempre dois passos adiante. Caso contrário, a empresa corre o risco de desaparecer muito rapidamente.

Ou seja, aquilo que era certo até ontem, hoje já não serve mais. A dinamicidade é a palavra de ordem. E o que melhor se adapta é o que tem maior chance de sobreviver nesse mercado tão versátil.

O capital humano na Transformação Digital

Em meio a toda essa Transformação Digital, a empresa deve lembrar que o seu bem mais valioso é o cliente. Por isso, a experiência do usuário é parte fundamental nesse processo de mudança.

As novas demandas que surgem a cada dia, fazem com que as organizações busquem novas estratégias. Pois é por meio da comunicação e da interação com seus usuários, que a empresa irá direcionar seus esforços tecnológicos.

Assim, quanto mais informações a empresa conseguir captar de seu público-alvo, mais insights ela terá. Ou seja, a utilização de indicadores que podem torna-la mais eficiente perante sua concorrência.

Para tanto, as organizações precisam utilizar ferramentas adequadas e que possam mensurar a resposta de seus clientes de forma assertiva. Além disso, fazer uso de práticas condizentes com o seu Branding.

Então, a Transformação Digital não se resume a estar digitalizado. É uma mudança sem precedentes na forma como as empresas atuam e que garantirá sua sobrevivência no mundo digital.

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