top of page

O que é UX? Conheça um dos principais conceitos do mundo digital

As mudanças do mundo digital trazem inovações que nem sempre estamos preparados para seguir. Você sabe, por exemplo, o que é UX? Essa é uma parte crucial de qualquer site ou aplicativo que está na internet, mas que muitas pessoas deixam de lado por não entenderem a importância.

Se você também tem dúvidas sobre o que é UX e como aplicá-lo nos seus produtos digitais, não se preocupe. O blog da ComSchool preparou o conteúdo a seguir para que você entenda todos os detalhes que envolvem essa parte do desenvolvimento de projetos digitais.

User Experience

A sigla UX significa “user experience” ou “experiência do usuário”, em português. Assim como o nome sugere, o conceito visa atender às necessidades dos clientes sem que haja incômodo ou equívocos durante a visita dele à página.

Pense que você vai fazer compras em uma loja física. Lá, você é atendido de maneira rude pelos funcionários, percebe que o local tem goteiras e, além disso, possui um odor muito forte. Mesmo que você tenha achado tudo o que precisava, a sua experiência geral não foi positiva, o que pode fazer com que você não volte mais lá.

O mesmo pode acontecer com um site ou um app, mas de maneira digital. Um endereço que seja difícil de achar, com uma navegação ruim e que tem erros constantes, por exemplo, são pontos suficientes para aborrecer um cliente. Nesses momentos, um UX de qualidade é o que está faltando.

A elegância e a simplicidade da usabilidade são peças-chave para criar o desejo de permanecer em uma página. Tudo isso (e muito mais) faz parte da estratégia de UX, que precisa ser muito bem desenvolvida para alcançar um resultado positivo.

UX X UI

Dois conceitos comumente confundidos são o que é UX e o que é UI. Enquanto eles estão interligados, não significam a mesma coisa. UX se trata da experiência do usuário como um todo ao navegar na sua página. UI, ou user interface, é o que o usuário vê e interage com.

Voltando ao exemplo da loja que demos anteriormente, pense agora na distribuição das prateleiras de produtos, o caminho de entrar na loja, encontrar os itens, pagar por eles e sair. Tudo isso é a interface do usuário; o quão fácil e prazeroso é navegar dentro de uma página baseado naquilo que o cliente vê.

Como fazer um projeto de UX

Assim como a maioria dos temas que envolvem marketing, não existe uma fórmula mágica para fazer um projeto de UX dar certo. São muitas variáveis que precisam ser colocadas em questão, mas há três pilares que devem guiar qualquer estratégia: utilidade, usabilidade e satisfação.

Utilidade

Todo profissional de UX design deve estar atento à utilidade de cada parte do site ou do aplicativo em que está trabalhando. O código deve ser o mais limpo possível, dentro das boas práticas de desenvolvimento para que seja o mais responsivo e rápido possível.

Além disso, qualquer artifício que não tenha utilidade deve ser ou descartado ou repensado. Isso pode ser decidido por meio de testes ou tracking do comportamento de tela do usuário.

Usabilidade

Além de ser simples, o código deve ser intuitivo e criar uma usabilidade fluida para o usuário. Sabe aqueles sites que você tem que ir de página em página em busca do que está procurando? Ou, ainda, os aplicativos em que você não consegue achar o botão certo para fazer o que precisa? Isso não é ideal.

Por isso a usabilidade é tão importante para os projetos que envolvem a experiência do usuário. Se uma pessoa não consegue navegar instintivamente pela sua página, isso pode fazer ela desistir de uma compra e até mesmo evitar ter que usar seu serviço novamente.

Satisfação

Por último, a satisfação do cliente também faz parte do UX. É isso que irá fidelizar o lead a voltar à sua loja ou, até mesmo, recomendá-la para outras pessoas. Experiências neutras são simples de conquistar, mas aquelas que saem com resultados positivos são mais difíceis.

Para chegar a uma experiência positiva, é preciso fazer um trabalho excelente envolvendo todas as áreas da sua empresa. Assim, pode-se dizer que um dos maiores desafios do UX é criar uma jornada do cliente completa que seja satisfatória.

A experiência do cliente começa quando ele busca o produto ou serviço que deseja em algum buscador, nas redes sociais, em algumas campanhas de e-mail marketing ou anúncios. É importante realizar a união de serviços de vários setores, como marketing, tecnologia, estoque e transporte. Não é uma tarefa fácil!

Transforme seus negócios com a ComSchool!

Se você gostou de descobrir o que é UX e quer saber mais técnicas para alavancar as suas vendas, está no lugar certo! A ComSchool tem uma série de cursos que podem te ajudar a crescer o seu negócio e se destacar entre os concorrentes. Venha nos conhecer!

bottom of page