O que é Webrooming?

Todos sabemos que as mudanças de hábitos dos consumidores foram notórias nos últimos tempos, e isto implicou na adaptação das empresas às necessidades dos clientes.

O chamado showrooming, utilizado para exposição de seus produtos, vem perdendo espaço para o webrooming, e a tendência é que isso se mantenha para os próximos anos.

Mas afinal, o que é o webrooming?

É justamente o contrário do conceito de showrooming, ou seja, o cliente realiza uma pesquisa online sobre algum produto e efetiva a compra em um local físico.

Isso se deve à uma das mudanças nos costumes de grande parte dos consumidores, que pesquisam cada vez mais informações sobre um produto ou serviço antes realizar qualquer aquisição, mas que ainda preferem retirar o produto em mãos como uma forma de ter certeza do que está comprando, e de economizar tempo e dinheiro, não se preocupando com frete.

Omni-channel é indispensável e inevitável para quem pretende se manter firme no mercado, e conquistar clientes com as mais variadas características.

A experiência proporcionada ao cliente é outro fator decisivo na fidelização do mesmo, portanto, ofereça o melhor tratamento possível em todos os canais de venda, seja no meio virtual ou físico.

O webrooming é uma maneira de oferecer aos clientes que não querem esperar pela entrega do produto e querem toca-lo antes de realizar a compra, a comodidade de pesquisa online, e retirada no local.

Como oferecer uma boa experiência em webrooming?

O investimento no mercado mobile é fundamental, tendo em vista que os usuários cada vez mais utilizam seus smartphones para consultar informações sobre produtos e serviços.

Por esta razão, a usabilidade e um design responsivo têm uma importância muito grande na hora de fornecer a informação de modo claro e agradável ao cliente.

Outro aspecto indispensável é a sintonia entre virtual e físico, que deve sempre estar perfeita para o bom funcionamento de sua loja. É preciso oferecer os mesmos produtos em seu catálogo online e seu espaço físico.

 

Gosta do mercado digital? Conheça nossos cursos de Ecommerce e entre para os negócios virtuais!