O que faz um Gerente de E-commerce?

Coordenar e controlar projetos e saber gerenciar o e-commerce são processos complexos e que exigem um profissional especializado. Um Gerente de E-commerce tem a missão de organizar a loja virtual, gerenciar a plataforma de e-commerce, lidar com a Logística e com as entregas.

O Gerente de E-commerce é comparado com o gerente de loja física, mas isso é um erro. O trabalho do Gerente de E-commerce envolve outras habilidades além de cuidar da loja. Ele precisa saber temas tais como Google Marketing, Redes Sociais, Logística, Crimes Eletrônicos, Plataformas de E-commerce, Tributação, e muito mais.

A ComSchool realizou um Estudo sobre Profissionais de E-commerce. Clique no link para fazer o download e conhecer todas as habilidades necessárias a esses profissionais de e-commerce.

A necessidade de ter uma visão de 360 graus sobre a operação de e-commerce, faz com que um bom Gerente de E-commerce seja um profissional cada vez mais concorrido pelas empresas de sucesso.

Não somente as empresas do setor varejistas tem necessidade do Gerente de E-commerce, mas também as indústrias, estão cada vez mais de olho em entrar no e-commerce.

Seu diferencial é ter conhecimentos técnicos sólidos e capacidade de gerenciamento de dados e informações. Este profissional pode controlar projetos de e-commerce e trabalhar com Marketing Digital.

E-book - Habilidades Gerente de E-commerce

Habilidades de um Gerente de e-commerce

O gerente de e-commerce tem a capacidade de administrar uma empresa, gerenciar o marketing, conhece tecnologia da informação e é um verdadeiro líder.

Contudo, este profissional não se resume a esta descrição, pois ele faz muito mais devido a sua visão inovadora e experiente sobre o mercado de e-commerce.

Entretanto, quem está começando um negócio e ainda não tem condições de contratar um especialista deste nível, tem como opção capacitar-se em um curso reconhecido e obter um certificado profissional.

Assim, o empreendedor passa ter capacidade de gerenciar sua empresa no e-commerce com facilidade e conquista uma excelente reputação.

Em uma formação especializada, o profissional desenvolve as seguintes habilidades:

Capacidade analítica e visão estratégica  

O especialista sabe como analisar e interpretar números, dados e relatórios. Com isso, ele consegue ter uma visão estratégica para eliminar gargalos, como o abandono de carrinho e problemas de navegação no site.

Conhecimentos sobre o mundo digital

Parece óbvio para quem trabalha com um negócio digital precisar conhecer mais sobre a Internet. Não basta apenas saber acessar e navegar, mas entender sobre tráfego, banco de dados, conversão de leads, ferramentas eficientes e tendências de comportamento nas redes sociais, por exemplo.

Liderança

Além dos conhecimentos técnicos, o capital humano precisa de atenção e um líder saberá como delegar tarefas e incentivá-las a serem mais produtivas de forma que se sintam satisfeitas.

Experiência do cliente

O gerente de e-commerce precisa manter a equipe alinhada e com foco na experiência do cliente (CX – Customer Experience) para não comprometer nenhuma etapa da compra e manter a imagem da empresa unificado.

Ser multidisciplina é o que faz um gerente de e-commerce ter destaque no mercado

Com tantas atribuições e responsabilidades, este profissional precisa conhecer e dominar diversas disciplinas para desenvolver seu trabalho completamente. Assim, ele precisa entender sobre mídias sociais, logística, tecnologia, tendências de mercado e usabilidade.

Com estas habilidades desenvolvidas, o profissional está pronto para gerenciar uma empresa com visão global e com alta performance.

Empreendimentos no E-commerce têm uma enorme demanda de atividades e exigem profissionais especializados e com certificação em e-commerce. Por isso, a melhor forma de vencer o desafio é investir em um curso reconhecido.

O que você achou desta profissão? Ficou interessado em se tornar um gerente de e-commerce? Inscreva-se no curso de Gerentes de Ecommerce e Marketing Digital.

Veja Também:
→ [Artigo] 5 dicas para otimizar seu e-commerce
→ [Artigo] Como Montar uma Loja Virtual com a Regra dos 3 montes