top of page

O que é PSP? Saiba tudo sobre essa solução de meios de pagamento on-line

Normalmente, um empreendedor digital está habituado a uma série de ferramentas, técnicas e siglas que fazem parte desse universo. Pensando especificamente nos meios de pagamento on-line e na expansão dos comércios virtuais, você saberia dizer o que é PSP?

Assim como as tecnologias que integram os e-commerces, os serviços de pagamentos disponibilizados para compradores e donos de negócio também passam por diversas mudanças. Isso porque essas plataformas devem acompanhar as principais tendências e funcionar conforme a demanda dos usuários.

Saber como receber pagamentos digitais tornou-se uma obrigação de novos empreendedores, uma vez que os hábitos de consumo estão cada vez mais digitalizados. Com isso em mente, a ComSchool preparou este artigo para explorar o que é PSP e as principais vantagens de utilizá-lo a favor do seu negócio.

O que é?

PSP é a sigla em inglês para Provedor de Serviços de Pagamento (Payment Service Provider). De forma geral, é a entidade responsável pelas operações econômicas entre vendedores, consumidores e adquirentes, ou seja, as instituições financeiras.

A partir de um canal seguro, são processadas as transações monetárias e os clientes podem solicitar a autorização de compras de cartões de créditos para os bancos sem que sejam divulgados os dados do comprador. Dessa forma, a ferramenta é um intermediário para garantir a segurança de todas as partes no processo de compra.

Por meio dos gateways de pagamento, isto é, tecnologias que atuam como vínculo entre consumidores, instituições financeiras e operadoras de cartão de crédito, são disponibilizadas soluções práticas a serem utilizadas. Além disso, garantem benefícios a todos os envolvidos, desde o comprador até os adquirentes.

Como principal vantagem para o comprador, é uma forma de proporcionar diferentes meios de pagamento on-line na jornada de compras. Além disso, é um processo que garante a segurança dos clientes, o que se torna uma prática importante para evitar o vazamento de dados e informações confidenciais dos usuários.

Adquirentes

São conhecidas como adquirentes as entidades que realizam o processo de comunicação entre os compradores e as operadoras de cartões de crédito. Entretanto, por utilizarem suas plataformas, os vendedores pagam uma porcentagem do valor de compra para cada aquisição individual.

Após o cliente realizar o pagamento do produto ou serviço, os adquirentes enviam as informações da transação para a instituição financeira responsável pelo cartão. Com a confirmação do pagamento, o valor pago é automaticamente redirecionado para o vendedor.

Subadquirentes

Os empreendedores que desejam contratar um serviço mais simplificado podem optar diretamente por um subadquirente. Essa entidade atua como um intermediário entre os adquirentes e as outras partes envolvidas na operação. É um modelo muito utilizado por donos de e-commerces.

O diferencial dos subadquirentes para os adquirentes é que esses permitem a inclusão de recursos extras que podem otimizar a segurança nas transações, sistema de cobranças periódicas, entre outros. Além disso, o custo de implementação no negócio e de manutenção é reduzido.

Quais são as vantagens de utilizar um PSP?

Para utilizar um provedor de serviços de pagamento a favor do seu negócio, é muito importante identificar se esse modelo é viável para a sua estrutura. Isso porque, devido à complexidade da empresa e do nível de demanda atendida, um PSP pode não ser suficiente para dar conta de todas as operações.

Entretanto, caso faça sentido utilizá-lo em seu e-commerce ou estabelecimento físico, é possível tirar muito proveito desse sistema de pagamentos no que diz respeito à agilidade das operações financeiras. Algumas de suas principais vantagens são:

  1. sistema completo para pagamentos;

  2. rapidez e custo reduzido de adesão, implementação e manutenção;

  3. segurança aos clientes, adquirentes e operadoras de cartão de crédito;

  4. controle de finanças simplificado;

  5. não exigência de um volume mínimo de transações;

  6. suporte a diversos tipos de pagamento e moedas.

Qual provedor escolher?

É preciso ter em mente que, quando falamos sobre o que é PSP, não há uma melhor opção, e sim a que mais se adequa ao seu negócio. Portanto, ao decidir implementar esse sistema em sua empresa, é necessário realizar um planejamento sobre o custo de adesão, as taxas de incidências cobradas e outros fatores.

Os adquirentes e subadquirentes tornaram-se cada vez mais populares no Brasil, muito pela segurança que oferecem e os diferentes meios de pagamento disponíveis, sendo um diferencial para a jornada de compra. Por isso, é importante pesquisar de forma aprofundada para encontrar a opção mais econômica.

Saiba mais sobre gestão de e-commerce e outros assuntos no blog da ComSchool!

Agora que você já aprendeu o que é PSP e as principais vantagens do modelo de pagamentos on-line, continue no blog da ComSchool para ficar por dentro de diversos outros assuntos. Aqui, são disponibilizados artigos sobre marketing digital, empreendedorismo e temas importantes para o desenvolvimento da carreira.

Além disso, por meio dos cursos oferecidos, você conta com um aprendizado diferenciado e aprofundado sobre diversas técnicas e ferramentas do universo digital. Com profissionais altamente qualificados, a ComSchool garante eficiência na instrução de alunos e os mantém atualizados sobre as principais tendências.

bottom of page