O que são Backlinks?

Produzido pela SEMrush, o assunto em questão são os Backlinks e como efetuar uma auditoria para evitar possíveis penalizações.

Antes de mais nada, vamos esclarecer o que são Backlinks. Muito utilizado em SEO, os backlinks são links externos que direcionam para o seu site, ou seja, todo link que direcionar o usuário para o seu site, esteja ele dentro ou fora da sua página, é um backlink.

Neste Post, a SEMrush explica que o seu site precisa de muitos backlinks para aparecer no topo do Google, mas que é necessário ter cuidado para não ser punido e mostra como entender tudo que pode afetar, negativamente, essa estratégia.

Empresa parceira da ComSchool, a SEMrush é uma plataforma que faz análises por meio de informações relacionadas com palavras-chave de tráfego patrocinado e orgânico do Google, que serve para analisar o mercado e pesquisar sobre os concorrentes.

O que são Backlinks?

Veja como Efetuar uma Auditoria de Backlinks Simples (e Evitar Penalizações do Google)

Backlinks são links em outros sites que apontam para o seu site. Isso é muito importante para melhorar o SEO.

Então, para que o seu site apareça no topo do Google, precisará de backlinks, e muitos.
O que você provavelmente não sabe é que esses backlinks também podem resultar em penalizações do Google e até na remoção total do seu site das listagens de sites de máquinas de busca.

Como assim? Vamos explicar!

Na hora de avaliar a posição do seu site no ranqueamento o Google leva em consideração a quantidade, mas também a qualidade de links. Caso tenha muitos links “suspeitos” pode levar uma penalização algorítmica ou manual.

E como posso saber se os links que tenho amaçam o meu site ou não?
É disso que vamos falar neste post.

Vou ensinar a fazer uma auditoria de backlinks simples que pode salvar o seu site da penalização do Google.

Preparado? Então vamos começar pelo começo. O que seria um “backlink de qualidade”?

Para ser considerado “de qualidade”, um link deve atender os seguintes critérios:

Ele deve ser relevante à sua página. Por exemplo, se o seu negócio estiver oferecendo serviços financeiros, os links relevantes virão dos sites e blogs com temática de finanças, etc. Por outro lado, os links de sites com dicas de decoração de casas não serão relevantes.

O link deve ter sido conseguido naturalmente.  Ou seja, não pode ser um link pelo qual você pagou ou qual foi adquirido de alguma outra forma beneficiando o site doador de link

Deve gerar valor para usuários. E para finalizar, é de extrema importância que qualquer usuário que clique no link possa ficar satisfeito com as informações encontradas nesse link

Só para dar um exemplo, esse link claramente gera valor para o usuário. Ele aponta para a pesquisa que é claramente relevante para a seção específica do post.

postsemrush01

Verificando a Qualidade de seus Links – Auditoria de Backlinks

Auditoria de Backlinks é um processo de revisão do perfil de backlinks de um site, com o objetivo de definir a qualidade dele.

Você já sabe que ele pode te ajudar a evitar uma penalização do Google e salvar o seu site de rebaixamentos e remoções.

Agora, vamos conversar sobre como fazer uma auditoria de backlinks.

Encontrando todos os backlinks que apontam para o seu site

Para começar, você precisa encontrar todos os links que apontam para o seu site. Para isso você pode usar algumas ferramentas.

  • Google Search Console (GSC). A plataforma da máquina de busca inclui uma seção que lista todos os backlinks que o Google encontrou, apontando para o seu site.

Para acessar essa lista, é necessário ter uma conta de Google Search Console (GSC) e ir para a parte de Search Traffic e clicar em “Links to Your Site” (Links para o seu site). Veja abaixo.

postsemrush02

A plataforma vai apresentar a lista de todos os domínios que apontam para o seu site.

Clicando em cada domínio, você consegue obter mais informações sobre ele e para qual página do seu site ele está apontando, por exemplo.

Infelizmente, GSG inclui somente as informações mais básicas para sua auditoria: domínio, número de links que levam para a sua página e número de páginas vinculadas.

Para concluir a auditoria com essas informações, você vai ter que pesquisar cada link manualmente e dependendo da quantidade de domínios que apontam para o seu site, isso pode levar bastante tempo.

Entretanto, existem ferramentas que oferecem análise de backlinks mais profundo. Recomendamos duas delas:

MajesticSEO. Essa ferramenta foca na indexação de backlinks e oferece análise mais profunda de seus backlinks.

postsemrush03

SEMrush: oferece uma ferramenta para análise profunda do perfil de seus backlinks (a Ferramenta de Backlink Audit). Além disso, SEMrush dá um pacote completo de ferramentas para análise competitiva de sites.

postsemrush04

Quais informações devo prestar atenção na hora de fazer a Auditoria de Backlinks? 

  1. O número de domínios de referência

Para começar, descubra quantos links apontam para o seu site. Entretanto, ao invés de considerar o número total de backlinks, aconselho focar na quantidade de domínios que dão links para o seu site.  A explicação disso é bem simples, um domínio pode ter vários links apontando para o seu site e a máquina de busca provavelmente vai contá-los com um link só.
postsemrush05

Caso tenha dúvidas sobre o que seria um “domínio de referência”, vamos explicar rapidinho.

Um domínio de referência é um site (por exemplo www.ebay.com) que contêm links para o seu site

Conforme falamos, um domínio pode ter vários links, então para os fins de auditória é mais prático focar os seus esforços nos domínios de referência.

Agora, verifique a força desses links

Para o próximo passo, pesquise a força desses links, dependendo da ferramenta de auditoria de backlinks que você estiver utilizando, a força do domínio pode ser mostrada com uma dessas métricas:

  • Autoridade do domínio.
  • Trust Score (Nível de Confiança).
  • Domain Score (Pontos do Domínio).

No caso da SEMrush, é medido a força do link com um index de pontos do domínio (Domain Score). Ele é calculado com base na qualidade e quantidade de links, apontando para ele, e tem escala de 0 a 100.

postsemrush06

Verifique os países de referência.

Nessa etapa da auditoria você já sabe quantos domínios apontam para o seu site e qual é a força deles. Agora precisamos verificar a localização deles.

Na maioria dos casos, a localização de seus links não é tão importante assim. Entretanto, caso o foco da otimização seja uma localização geográfica específica, a localização de links pode ter uma influência significante na força do seu perfil de backlinks.

Por exemplo, caso tenha escolhido São Paulo como região-alvo, o perfil ideal terá a maioria de backlinks vindo de sites paulistas.

Entretanto, ter links de domínios de outros países pode te colocar no radar das máquinas de busca. Não quero dizer que todos os seus links devem vir do país em qual seu negócio reside, porém, caso estiver oferecendo serviços locais, seria melhor ter um perfil de links adequado.

Veja esse exemplo. Para um site que tem EUA como país-alvo, isso seria um perfil de links desejado. Repare que estamos falando de mercados alvos e não de local de residência da empresa. Essa empresa não precisa estar localizada nos EUA, mas o geo-targeting do domínio dela deve ser configurado para os EUA.

postsemrush07

Verifique a relação entre Dofollow e Nofollow links

 Dofollow links têm peso para maior para SEO, pois são eles que o Google considera na hora de ranquear um site. Nofollow links entretanto não têm tanto significado.

Portanto, um perfil de backlinks saudável vai conter ambos tipos de links. Ter somente dofollow ou nofollow links vai parecer suspeito para o Google.
postsemrush08

Verifique os textos âncora e URLs

 Para finalizar, você precisa conferir quais textos as empresas usam na hora de linkar para o seu site.

O texto-âncora é o textinho usado no link. Voltando para o nosso exemplo, a frase em azul “research done by Accenture Digital and SAP Hybris revealed” (“pesquisa feita por Accenture Digital e SAP Hybris revela) é o texto-âncora. A página para qual ele aponta é o link-âncora.

postsemrush09

Por que você deve prestar atenção para o texto-âncora?

A verdade é que o texto-âncora pode afetar seus ranqueamentos. Confesso que não é um fator forte hoje em dia, entretanto, as empresas ainda tentam subir no Google incluindo palavras relevantes no texto-âncora na esperança de que, dessa forma, terão mais chances de ranquear bem com essa palavra-chave.

Em alguns casos isso tem efeito contrário, fazendo com que os backlinks deles pareçam suspeitos.

Então, qual é o texto-âncora bom e seguro?

Para começar, os textos-âncora devem ser naturais e diversificados. Normalmente as empresas costumam ter a maioria de textos-âncora mencionando a marca deles, URL ou outras informações relevantes.

Porém, caso os seus backlinks só tenham palavras-chave comerciais nas âncoras, é melhor tentar diversificá-los.

postsemrush10

Está pronto!

Seguindo esses passos você consegue fazer uma boa análise de saúde do seu perfil de backlinks.

Agora é só decidir se há algo a ser corrigido para evitar possíveis problemas com o Google. Nesses casos, você pode contatar os sites que estão os links preocupantes pedindo a remoção dos links. Caso isso não funcione, aconselhamos construir mais backlinks de qualidade para neutralizar o efeito dos backlinks negativos.