O que são redes sociais para profissionais?

Com a facilidade de ter acesso a internet por meio de smartphones e pontos com wi-fi espalhados por diversos cantos das cidades, as pessoas passam cada vez mais tempo interagindo nas redes sociais.

Curtidas, compartilhamentos e comentários lotam nossas timelines, mas as pessoas sabem utilizar, de verdade, as redes onde estão inseridas para conquistar novas oportunidades profissionais ou de negócios?

As redes sociais são compostas por pessoas e organizações, conectadas por um ou diversos tipos de relações que compartilham os mesmo valores e objetivos.

Dependendo de sua finalidade, pode ser utilizada em diferentes níveis, como redes profissionais (LinkedIn) ou de relacionamentos (Facebook e Twitter).

Independente disso, todas as redes sociais têm algumas características em comum: compartilhamento de conhecimentos, conteúdos, informações e interesses.Por isso a importância de saber a função de cada ferramenta, Curso gerente de mídias sociais

Redes Sociais também são para profissionais

Como o objetivo das redes sociais é aumentar o número de contatos, os “amigos dos seus amigos” podem se tornar “seus amigos” também. Por meio destas conexões, as possibilidades de acesso a outras pessoas são infinitas, assim como as oportunidades de negócios e carreira.

Contudo, é importante que seu perfil esteja bem configurado e com informações relevantes para transmitir credibilidade.

O LinkedIn é a rede social focada em profissionais mais famosa da atualidade. Mas, não basta apenas criar uma conta e preencher algumas informações. Para criar um perfil interessante é necessário dar atenção aos detalhes.

Informe corretamente quais são suas qualificações, quais idiomas domina, os cursos que concluiu ou está cursando, projetos que realizou, publicações (caso tenha relação com sua área de interesse), entre outras informações importantes.

Dicas para tornar seu perfil mais atraente em qualquer rede social

Um perfil profissional não se limita ao LinkedIn, principalmente nos dias de hoje, onde as redes sociais, mesmo em momentos de lazer, foram tomadas por perfis que tem como objetivo faturar com cade post. Os usuários podem utilizar o Facebook, Instagram, YouTube e o Twitter para encontrar novas oportunidades profissionais ou iniciar negócios. Entretanto, há alguns ajustes que você precisará fazer.

Enriqueça seu perfil – complete completamente com seus estudos, especializações, experiências profissionais e tudo mais que possa demonstrar todo o seu potencial e diferencial. Peça aos seus contatos que escrevam avaliações positivas sobre você e seu trabalho.

Identifique com quem você deve falar – utilize os mecanismos de pesquisa da própria rede social, que incluem a aplicação de filtros para selecionar perfis de determinados segmentos ou com formações específicas. Aborde a pessoa pela própria plataforma para trocar informações e, quem sabe, evolua para um contato via telefone.

Preste atenção no seu comportamento – se você deseja ter uma atuação mais profissional na rede social que está inserido, evite comentários desnecessários e brigas para defender pontos de vista sobre os assuntos do momento. Assim como no mundo real, você pode desgastar sua imagem.

Analise perfis que costumam estar em alta – de tempo em tempo, faça uma análise naqueles perfis que geralmente estão em destaques nas redes sociais. É importante entender o comportamento, e pegar algumas dicas de como agir em determinadas situações.

Compartilhe seus conhecimentos – mesmo que você não esteja procurando uma oportunidade neste momento, compartilhe dicas e insights sobre sua área de atuação. Se perceber que há alguém com dúvidas sobre algum assunto, ofereça sua ajuda. Dessa forma, quando você precisar de ajuda, sempre aparecerá alguém para te ajudar, retribuindo a sua ajuda.

Perfil de destaque nas redes sociais

Aplicando estes ajustes, você destacará seu perfil entre tantos que existem nas redes sociais, pois demonstrará todo o seu potencial e transmitirá credibilidade aos seus contatos. São inúmeras ferramentas que podem te ajudar da melhor maneira.

Gostou de nossas dicas? Aprenda mais sobre este e outros assuntos do universo das redes sociais matriculando-se no Curso Gerente de Mídias Sociais. Venha para a ComSchool e desenvolva suas habilidades na prática junto com os melhores professores!