Page Experience: a mudança de SEO para 2021

O profissional antenado sabe que, além de conhecer ferramentas e técnicas avançadas em SEO, é necessário acompanhar as atualizações, como a page experience por exemplo, para conquistar melhores resultados.

O Google divulgou detalhes sobre a Page Experience, nome da nova atualização em seus fatores para otimização de SEO. Por conta da pandemia de Covid-19, a mudança sairá apenas no ano que vem, mas você já deve analisar seu site para buscar melhorias e se preparar para isso, saindo na frente de seus concorrentes.

Page Experience combinará as atuais recomendações do Google com o Core Web Vitals, que são métricas para mensurar a real experiência do usuário no site. O Core Web Vitals considera fatores como interações indesejadas na página, tempo de resposta do site e a dificuldade do usuário para encontrar a principal informação na página.

Core Web Vitals é composto por três metas de user experience (UX), são elas: Largest Contentful Paint (LCP), First Imput Delay (FID) e Cumulative Layout Shift (CLS). Conheça mais detalhes sobre cada um desses indicadores.

Largest Contentful Paint (LCP)

A métrica de Largest Content Paint analisará qual o tempo de carregamento do maior conteúdo visível em uma página, que pode ser uma imagem ou um texto, por exemplo.

Um bom LCP é quando a página leva até 2.5 segundos para ter o carregamento completo. Se o conteúdo demorar mais de quatro segundos, a avaliação é considerada ruim neste indicador.

First Input Delay (FID)

First Input Delay acompanha o tempo de resposta da página ao comando do usuário durante a interação.

FID dentro do considerado bom é de até 100 milissegundos para a resposta do site a uma ação do usuário. FID acima de 300 milissegundos já é algo que será penalizado nessa nova atualização.

Cumulative Layout Shift (CLS)

Cumulative Layout Shift acompanha o quão estável é o visual de sua página e se afeta negativamente a experiência do usuário durante a sessão.

Há alterações no layout durante o carregamento e a rolagem da página? O conteúdo é movido para outra parte no layout? Botões mudam de posição? Se você respondeu sim para alguma dessas perguntas, sua página pode ser penalizada no CLS.

Um bom CLS precisa estar abaixo 0.1. Quando o Cumulative Layout Shift está acima de 0.25, isso impacta negativamente nessa meta, causando a punição neste critério.

O que já era avaliado na experiência do usuário?

Além das características do Core Web Vitals, a Page Experience também considera as atuais recomendações do Google. Saiba quais são elas a seguir:

Mobile-Friendly: o usuário deve conseguir acessar por todos os tipos de dispositivos móveis.

Navegação sem receio: páginas que têm conteúdos enganosos (phishing) ou maliciosos (malwares) já eram penalizadas e isso seguirá valendo no Google Page Experience.

HTTPS: O indicador de uma conexão segura segue como um dos pontos indispensáveis para o SEO nessa atualização.

Mas além de afetar outros indicadores de performance e vendas, sua página também será penalizada.

Intersticiais Intrusivos: banners e pop-ups são exemplos de intersticiais intrusivos, que quando adicionados em excesso, atrapalham a experiência do usuário na página.

Elementos de pesquisa para a experiência da página

Como estar pronto para a Page Experience?

Para estar pronto quando o Core Web Vitals começar a valer, é importante usar plataformas e plugins que já estão ajustados para analisar esses indicadores em seus relatórios. Diversas ferramentas são capazes de acompanhar as novas métricas da atualização de Page Experience. Conheça algumas opções para te ajudar.

Google Search Console

Uma das plataformas mais utilizadas por quem atua com SEO, o Google Search Console agora conta com um relatório para essa atualização na seção “Melhoramentos”, intitulado “Métricas essenciais da Web”

Google PageSpeed Insights

Agora, além de mensurar a velocidade dos sites, o Google PageSpeed Insights também contará com funções voltadas para o Core Web Analytics.

Os indicadores com uma pequena bandeira azul estão ligados a nova atualização.

Chrome UX Report

Já tem no Chrome UX Report um template para o acompanhamento das metas que compõem o Core Web Vitals. Como mostra o exemplo a seguir, é possível acompanhar todos os indicadores de forma bastante simples.

Lighthouse

A ferramenta voltada para a audição de sites agora tem um novo indicador para a análise que envolve a mudança que entrará no ar no ano que vem.

Extensão Web Vitals

A extensão é voltada para acompanhar em tempo real os indicadores de LCP, FID e CLS apenas, mas consegue apresentar a análise de forma objetiva.

Mas além disso, para te ajudar a entender mais sobre estas novidades é necessário estar atualizado. É por isso que a ComSchool conta com o curso avançado de SEO Hacks, onde você aprenderá técnicas ninjas para das um upgrade no tráfego orgânico de suas páginas.