Perfil do Profissional de Ecommerce

Esta é a nossa série de Perfil dos Profissionais Digitais, se você perdeu o Perfil do Profissional de Mídias Sociais ou do Profissional de Negócios Digitais, clique aqui e leia.

Lidar com o mundo do Ecommerce é uma tarefa das mais complexas, e para falar melhor sobre o assunto, entrevistamos Eder Paes, CEO da Agência Admake, especializada em serviços para lojas virtuais.

Perifl do Profissional de Ecommerce

Quais os maiores desafios para gerir uma agência de Full commerce?

São vários. A começar pela consciência de um lojista sobre contratar uma agência full commerce. A maioria deles prefere desenvolver, parcial ou inteiramente, o departamento de marketing, performance e criação dentro de casa. Vemos muitas lojas que dividem a atenção e o tempo com tantas atividades que acabam esquecendo que seu core business é a venda.

Outra questão desafiadora é que quase sempre os lojistas esperam resultados palpáveis já nas primeiras ações, dando a impressão de que só as ações tangíveis têm valor. Assim, a cobrança por resultados é constante mesmo em fases embrionárias, como briefing e planejamento.

Influi negativamente também o fato de o nosso mercado ainda estar em processo de maturidade. Isso dá abertura a profissionais pouco experientes, deixando os lojistas com “um pé atrás” antes de contratar serviços profissionais de novos fornecedores futuramente.

O que é preciso para conquistar a fidelidade de clientes no mercado digital?

A palavra é engajamento; é não ver resultados apenas através de números. De nada adianta um varejista trazer uma multidão para conhecer seu negócio se grande parte dela não estiver engajada.

Estar no momento certo, com o público certo, fazendo com que esse consumidor esteja empenhado em se relacionar com a marca ou produto, é a grande chave para fidelizar clientes.

Como CEO de uma Agência focada em e-commerce, quais conselhos você daria a quem pretende iniciar alguma atividade com lojas virtuais?

Inicie. Projetos que não saem da gaveta não são projetos. É muito importante ter um planejamento, mas ele não pode fazer com que você perca o “timing”. O mercado é muito dinâmico para que decisões possam ser tomadas a longo prazo, é importante agir.

Investir em um segmento onde você tenha expertise, que represente um nicho de mercado e que, acima de tudo, te garanta satisfação pessoal para que você consiga se empenhar, são outros pontos importantes para o sucesso.

Sabemos que as verbas de branding no segmento de e-commerce são bem reduzidas, pois muitos gestores preferem investir em performance por conta do retorno a curto prazo. É possível definir o momento o qual um e-commerce precisa de fato fazer branding?

O branding deve ser pensado desde o primeiro minuto. É uma decisão inteligente. Digo isso porque aproximar o consumidor de sua marca e garantir a presença em sua mente é fundamental para que você não dependa a todo momento de novos investimentos para aquisição de novos clientes. Com isso, o custo de aquisição vai se tornando cada vez menor.

Vejo repetidamente muitos varejistas tentando trazer cada vez mais novos consumidores e não dando a mínima atenção para os que já passaram por uma experiência de compra.

Uma prova de que os varejistas online estão pensando somente a curto prazo é o fenômeno do marketplace. Todos querem estar neles e, muitas vezes, só neles. Isso pode ser perigoso.

Quantas vezes já não compramos nesses locais e não percebemos nem quem era o vendedor? E será que esses varejistas não estão fomentando a própria concorrência? É importante refletir.

Qual o impacto que UX (user experiences) pode causar nas vendas do e-commerce?

Total. A nova cara do varejo é criar experiências que garantam a satisfação de seus consumidores durante todo o processo de compra. Com isso é possível influenciar suas percepções e comportamentos, aproximando consumidores e criando estreitos laços de relacionamento.

Dentro das agências, o UX é sempre atrelado ao trabalho dos designers. Porém ele deve ser aplicado por todos os times: planejamento, criação, desenvolvimento e performance. Isso garantirá uma experiência completa e efetiva de ponta-a-ponta.

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Foto Eder Paes

Eder Paes é Empresário, Publicitário, designer há 15 anos, CEO e co-fundador da Agência Admake.
Site Agência Admake: http://www.admake.com.br/novosite/