top of page

Permalink: você sabe o que é?

Descubra o que é Permalink

O que é Permalink? Trata-se da abreviação do termo composto “Permanent Link” e representa a URL completa e permanente de uma página, post ou artigo, entre outros.

Também podemos dizer que é o endereço do site que os usuário enxergam quando navegam em um site.

Mesmo que a o conteúdo da página seja atualizado, os permalinks continuarão da mesma forma, assim como um endereço físico, como nome da rua, cidade, estado e CEP.

Confira uma explicação em vídeo de Maurici Junior, sócio diretor da ComSchool:


Por que Permalink é importante?

Sua importância está em sua influência no ranqueamento que a URL tem no Google. Isso indica que os permalinks também são parte de estratégias de SEO.

Ao usar as palavras-chave no permalink o Google prioriza este link e ele fica melhor ranqueado. Na prática, o buscador usa o conteúdo desta URL como parte da indexação.

Além disso, sua importância também está em mostrar ao leitor um pouco do assunto do artigo antes mesmo da página carregar por completo no navegador.

Por que não se deve trocar o permalink após publicado?

Depois que o permalink for publicado um erro grave é alterá-lo, pois ele já estava indexado nos buscadores.

Além disso, o número de acessos aos blogposts pode ser prejudicado, como acontece com problemas de indexação no Google quando há troca de um domínio.

Alterar um permalink é o mesmo que inutilizar um link e criar outro dizendo ao Google que ele deve indexar um novo totalmente do zero.

Outro problema que pode surgir devido a estes links que não são mais válidos é a diminuição do ranqueamento do site nos buscadores.

Redirecionamento 301

Para evitar esse tipo de problema é utilizar o redirecionamento 301 para ele “contar” aos navegadores e robôs de indexação que o conteúdo daquele link mudou de endereço. Assim, o leitor é redirecionado para o link atual.

Contudo, não é muito fácil fazer o redirecionamento 301, pois ele dependerá do tipo de servidor utilizado pela empresa. Para isso, procure um desenvolvedor para ajudar neste caso.

Um profissional de marketing e especializado em SEO com este conhecimento saberá como orientar os demais integrantes da equipe para conquistar melhores resultados.

Agora que você entende melhor o que é permalink aprenda a ranquear melhor o seu site com o Curso de Seo.

Aprenda na prática técnicas de otimização e conheça os segredos que o Google não revela.

Ao concluir o curso receba um certificado reconhecido pela ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) e o Selo Silver Profissional de Marketing Digital Certificado.

bottom of page