Pokémon Go: Jogo em realidade aumentada pode se tornar ferramenta de marketing

O jogo que promete revolucionar a maneira de entretenimento mobile ainda não chegou ao Brasil, mas já está provocando barulho e expectativa em muita gente.

 

O Pokémon Go usa a tecnologia de realidade aumentada, assunto que já falamos aqui no blog. O jogo usa o GPS do seu celular para mostrar onde estão escondidos pokémons, permitindo captura-los usando a câmera do aparelho.

 

Nos países em que o aplicativo já foi lançado, como os EUA, é possível ver que sua popularidade cresce a cada dia mais, tomado a atenção do público e assumindo a liderança como aplicativo com maior tempo de uso, como mostra o gráfico abaixo:

tempo de uso

O jogo também já domina os buscadores como o Google, onde é possível ver que o termo de pesquisa “Pokémon Go” já assume o lugar de pesquisas comuns.

 

Segundo o artigo de nosso professor e especialista em redes sociais Juliano Kimura, “O Pokemon Go vai ampliar os horizontes para divulgação geolocalizada. O Social GeoMarketing e o GeoMarketing também ganham força com esse jogo. Empresas já perceberam que Pokemon Go pode ser utilizado como uma importante ferramenta de Marketing.”

 

O que parecer ser apenas a nova febre entre os jovens, pode ser o surgimento de uma nova e poderosa ferramenta de mercado.

Nos EUA, uma cafeteria testou a ferramenta do jogo que permite atrair pokémons usando um item especial. Supreendentemente, a estratégia surtiu efeito e o movimento da cafeteria aumentou de maneira perceptível.

 

O game desenvolvido Nintendo, Niantic e Gamefreak ainda não têm previsão de lançamento no Brasil, mas já deu as caras por aqui durante algumas horas, tempo suficiente para que alguns usuários fizessem o download do aplicativo, capturassem alguns pokémons e fizessem compras no aplicativo.

 

Empresas já especulam sobre como funcionará a publicidade dentro do jogo, pois será possível usar a geolocalização para indicar empresas e estabelecimentos.

Estamos entrando em uma nova fase do mercado, onde o Pokémon Go é apenas o começo. Imagine usar a câmera do seu celular para identificar lojas que revender determinado produto ou até identificar Ubers disponíveis em meio ao transito. Basta a aguardar ansiosos pelo lançamento do jogo e nos preparar para o avanço da tecnologia.

 

Quer se preparar para o mercado de marketing digital que está sempre em movimento? Descubra como aqui.