top of page

Por que as pessoas fazem compras online?

6 motivos que levam as pessoas a comprarem pela internet

Você sabe por que as pessoas fazem compras online? Neste vídeo Maurici Junior, sócio diretor e professor da ComSchool, explica os principais motivos pelos quais nós preferimos comprar online. Para saber mais sobre esses motivos e como você pode montar uma loja virtual, acesse: https://comschool.co/saibamais


O e-commerce surgiu no Brasil na década de 90, com uma loja que vendia livros. De lá para cá, muita coisa mudou e hoje existem diversas outras categorias de produtos e serviços. De moda e acessórios a peças automotivas, passando por Cosméticos, Beleza e Saúde, os e-consumidores mudaram seu comportamento e hoje preferem fazer suas compras online para quase tudo.

Um estudo da GEA (Global Ecommerce Association) chamado Ecommerce Foundation traz informações interessantes sobre o e-commerce mundial. Segundo o relatório, o principal motivo pelo qual as pessoas deixam de comprar online é a falta de segurança das lojas virtuais. Por outro lado, alguns dos motivos que fazem as pessoas buscarem as lojas virtuais e realizarem suas compras online são a busca por um preço menor, conforto e comodidade, entre outros.

Confira algumas características:

1- CONFORTO

Uma das principais vantagens do e-commerce é o conforto que a modalidade traz. Com a evolução da internet móvel e maior acesso a dispositivos mobile, como tablets e smartphones, fica fácil fazer uma compra direto do sofá, no intervalo do filme ou durante a novela.

2 – COMODIDADE

Fazer uma compra online e receber o pedido em casa é o maior exemplo de comodidade. Antes do e-commerce, para comprar um produto era necessário pegar o carro, enfrentar o trânsito, fila no estacionamento, corredores das lojas lotados e demora no atendimento. Hoja, a realiade é completamente diferente e o processo de compra se tornou uma atividade prazerosa. Além disso, quando a compra é um eletrodoméstico ou um móvel, o cliente não precisa se preocupar com a retirada e transporte do produto.

3 – SORTIMENTO

O e-commerce é o ambiente onde o conceito de prateleiras infinitas, as “endless shelves”, ganha vida. Imagine entrar num shopping online que permite acesso a diversas lojas com produtos variados. No mundo digital, estamos falando dos marketplaces, sites que reúnem diferentes fornecedores e um sortimento de produtos muito maior, como uma “prateleira infinita”.

4 – COMPARAÇÃO DE PREÇOS

Com a popularização das lojas virtuais, surgiram os sites comparadores de preços. Com dois cliques, é possível colocar lado a lado produtos de diferentes fornecedores e preços variados, e dessa forma é muito mais fácil fazer um bom negócio nas compras online.

5 – SEGURANÇA

O e-commerce permite uma compra muito mais segura, principalmente daqueles produtos com alto valor agregado, como uma joia ou um eletrônico, por exemplo. Você compra online e recebe com segurança sem ter que se ficar se deslocando com um produto caro.

6 – PRIVACIDADE

A internet é o lugar que empodera e dá voz aos tímidos. Certas categorias, como a de produtos eróticos, podem ser constrangedoras para quem compra. Escolher a compra online pode ser a melhor resposta para essas ocasiões.

E você, já vende algum produto ou serviço pela internet?

Aqui na ComSchool, nós temos um curso chamado E-commerce na Prática, que te ensina o passo a passo para você montar uma loja virtual.

Acesse https://comschool.co/lojavirtual para saber mais.

bottom of page