Prepare seu e-commerce para as vendas de final de ano!

A logística é uma das partes mais importantes de um e-commerce. É o planejamento e o controle para que tudo saia como esperado em todas as etapas do processo que levará à conversão, desde a produção ou recebimento da mercadoria até a entrega do produto ao cliente e ao atendimento pós-venda.

 

Conforme o final de ano se aproxima, a necessidade de se planejar para as clássicas compras de datas especiais aumenta. Comemorações, como o Natal, demandam de estratégias e de planejamento, tanto no setor de armazenagem como no de distribuição. Afinal, sem isso, tarefas como cuidar de prazos, controlar a estocagem de mercadoria, realizar a entrega a tempo ou a troca de produtos, propiciando um bom atendimento aos consumidores, poderão acabar em caos e em decepção aos clientes.

 

O primeiro cuidado que você deve tomar é o de nunca prometer um prazo de entrega que não poderá cumprir. Outro cuidado a ser tomado é referente à armazenagem. Ter a quantia de produtos necessários armazenados está diretamente ligado com a entrega dentro do prazo. Se as vendas aumentam no fim do ano,  é essencial contar com uma estocagem de produtos maior do que em outras épocas do ano para ter um bom desempenho. Fazer um levantamento dos índices sobre as vendas de final de anos anteriores é uma boa maneira de mensurar as vendas e evitar problemas como falta de produto ou atraso da entrega por esse motivo. Assim, é possível ter uma base e se planejar para atender a demanda. Sempre leve em consideração uma margem de erro, assim, apesar de imprevistos, provavelmente atenderá seus consumidores conforme o combinado.

 

Visando amenizar a correria das compras de Natal, outra boa estratégia é induzir o público a não deixar tudo para última hora, nas vésperas de Natal. Ofertar descontos a quem realizar antecipadamente suas compras é uma maneira de fazer isso. Assim, a movimentação das compras e a quantidade de entregas tendem a não extrapolarem sua capacidade, conforme a data especial se aproxima. Certifique-se também de que seu sistema não vá ficar fora do ar por congestionamento no site. Garanta a devida estabilidade ao seu e-commerce.
Quanto mais otimizado forem todas as etapas e mais atenção os mínimos detalhes receberem, maiores são as chances de obter sucesso. Lembre-se de que, independente de ser final ou qualquer outra época do ano, para que haja um bom desempenho e andamento dos processos, estabelecer estratégias visando a organização e a infraestrutura interna é essencial.

 


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