Quem é o profissional de Mídias Sociais?

O monitoramento de redes sociais é uma das áreas que surgiu com a explosão dos ambientes virtuais para uso comercial. Com a sua chegada, a necessidade de uma presença online relevante e diferenciada criou uma nova categoria de profissionais de comunicação: os especialistas em mídias sociais. Atualmente, a área está em forte e expressivo crescimento no mercado brasileiro e é um trabalho essencial para a maioria das empresas no mundo todo.

 

Os consumidores buscam mais do que um bom produto, querem uma empresa que se relacione bem com eles e que os inclua em seu contexto corporativo. Portanto, ter a marca nas redes sociais e realizar seu monitoramento é fundamental, pois possibilita o aprimoramento do relacionamento entre empresa e cliente, sendo um canal de comunicação entre e para os dois, além de permitir a construção da imagem e dos valores da empresa.

 

Justamente por ser uma área tão relevante, embora recente, a curiosidade sobre o profissional de mídias sociais é grande e as informações sobre seu perfil são de muito interesse tanto para os que têm vontade de assumir essa carreira, como para as empresas do mercado. Baseado na pesquisa “O Raio-x do profissionais de Mídias Sociais no Brasil”, realizada pelo trampos.co em parceria com a Alma Beta com 1037 profissionais em todo o país, descubra quem é esse profissional que tem mudado as relações entre marcas e pessoas.

 

Quem são os profissionais de Mídias Sociais?

  • Mais da metade dos profissionais, precisamente 56,5%, são mulheres, com um restante de 43,5% de homens. Isso equivale à média de 6 mulheres a cada 10 profissionais.
  •  A idade média estabelecida foi de 26,2 anos. As maiores incidências de idade registradas foram: entre 25 e 30 anos (46%), entre 18 e 24 (35%) e entre 31 e 35 (12%).
  • 55% dos profissionais brasileiros vivem em São Paulo. Os 42% restantes se dividem entre Rio de Janeiro (7,4%), Rio Grande do Sul (6,4%), Minas Gerais (5,1%) e Paraná (5%) e entre os estados com menos profissionais: Santa Catarina e Distrito Federal (3%), Bahia e Pará (2%), Espírito Santo e Pernambuco (1,6%), Goiás (1,5%) e Ceará e Amazonas (1%). Os 3% restantes ficam fatiados entre outros estados do país.

A jornada de trabalho dura quanto tempo? A jornada para quem trabalha na área é de aproximadamente 8 horas e 15 minutos por dia. O total de horas semanais é de: 40 horas para 45% dos profissionais, 30 horas entre 20%, 35 horas para 3%, 45 horas para 15%, 50 horas para 12% e 55 horas ou mais para 5%.

 

Qual o nível educacional? A marca do profissional de Mídias Sociais é a alta escolaridade: 2,61% tem doutorado/mestrado, 47% possui ensino superior completo, 24,7% possui pós-graduação, 22,9% possui superior incompleto e 2,68% restante abrange os que terminaram o ensino médio e os que não o concluíram.

 

Onde trabalham? Mais de 25% estão empregados em agências digitais. Outros dados de destaque são de que 18% trabalham em agências full service, 9% com cliente e 7% em agências ou produtoras especializadas em Mídias Sociais. Atualmente, 6% dos profissionais estão desempregados.

 

Quanto ganham?  O salário varia muito conforme a formação, experiência no mercado e nível hierarquíco. Apenas 7,14% dos profissionais são empreendedores, com uma média salarial de R$ 3.962,32. A média nacional de remuneração de um profissional de Mídias Sociais é de R$ 2.432,19; sendo SP o estado com maior média salarial do país: R$ 3.038,00.

 

Mesmo sendo minoria, os homens acabam tendo um salário, em média, um pouco superior ao das mulheres. Para quem investe em educação e tempo de mercado, é possível conquistar cargos e salários mais altos: um(a) diretor(a) ganha em média R$ 4.345,00. Em casos individuais, foi registrado remunerações de até R$ 10.000,00.
De bem com o trabalho! Os números apontam que a maioria (67%) dos profissionais está satisfeito com a empresa para que trabalham, que 70% está feliz com seu atual trabalho e que 90% está mais do que satisfeito em trabalhar na área de comunicação e marketing.

 


Identificou-se com o perfil e quer entrar para esse mercado? Então veja as opções da Comschool para a sua especialização. Conheça o curso de Gerentes de Mídias Sociais.