SEO e Redes Sociais – Como eles se relacionam?

Entenda como as Redes Sociais podem ajudar a melhorar sua estratégia de SEO

Você já parou para se perguntar se as Redes Sociais podem ajudar a sua estratégia de SEO?

Se a resposta foi sim, fique aqui que nós iremos te explicar como se da essa relação e como as Redes Sociais podem ajudar sua estratégia de SEO.

A relação entre SEO e Redes Sociais tem sido muito debatida ao longo dos anos por diversos especialistas.

Ao passo que as Redes Sociais ganharam cada vez mais relevância, tanto para empresas como plataformas de marketing, quanto para o público, os questionamentos começaram a surgir.

Tradicionalmente, a pesquisa nos motores de buscas como o Google são a principal fonte de tráfego para os sites, que acabam por gerar leads e alavancam estratégias de Marketing Digital. Sendo assim, as estratégias de SEO são parte fundamental para aumentar seus resultados orgânicos.

Uma estratégia de SEO bem feita pode aumentar a visibilidade do seu site para que eles apareçam no topo dos resultados nos motores de buscas e trazer melhores resultados orgânicos para a sua empresa.

Mas como as Redes Sociais podem me ajudar?

Na ComSchool você aprende com especialistas as principais técnicas e táticas para posicionar seu site no topo dos resultados do Google no Curso de SEO na Prática.

Aprenda também a extrair todo potencial que Redes Sociais podem oferecer para as empresas com o Curso de Gerentes de Mídias Sociais.

Este conteúdo irá te ensinar algumas formas de utilizar as Mídias Sociais na sua estratégia de SEO e melhorar sua posição no Google.

SEO

Como falamos, as estratégias de SEO (Search Engine Optimization) são um conjunto de práticas que visam otimizar seu site para ele ser facilmente encontrado pelos motores de busca. Com o uso de palavras-chave, por exemplo, o seu conteúdo pode aparecer nos primeiros resultados do Google. Assim, aumentam os resultados orgânicos de uma página ou site.

A estratégia de SEO envolve criação de conteúdo, SEO onpage, SEO offpage construção de autoridade e experiência do usuário.

Redes Sociais

O Marketing nas Redes Sociais engloba diversas estratégias utilizadas pelas marcas para atingir seus objetivos de marketing e vendas nas plataformas de Mídias Sociais.

Com a produção de conteúdo relevante para o seu público as Redes Sociais podem ajudar empresas a:

  • Gerar reconhecimento de marca e aumentar o Awareness
  • Estabelecer um canal para o atendimento do público
  • Aumentar as vendas e conquistar novos clientes 
  • Monitorar a concorrência e Benchmarking
  • Gerar conexão com o público e comunicar informações relevantes sobre sua empresa. 

Como as Redes Sociais influenciam o ranqueamento do Google?

Em tese as Redes Sociais não são um fator de ranqueamento de SEO. Porém, essas duas estratégias distintas se relacionam.

Por mais que ambas sejam estratégias diferentes, o Marketing nas Redes Sociais e a otimização de SEO podem se complementar em diversos pontos.

Enquanto as Redes Sociais permitem que usuários tenham contato com o conteúdo das marcas, as estratégias de SEO trazem o tráfego para o seu site ou página de pessoas que tenham interesses em comum com a sua marca.

Com o uso de termos, frases e assuntos de interesse ambos podem contribuir para a geração de tráfego vindos de diferentes lugares.

Pensar nessa relação pode ser a chave para planejar soluções de conteúdo para o seu público.

No Curso de Analista de Marketing Digital você aprende as principais ferramentas e estratégias usadas no Marketing Digital, incluindo SEO para empresas e Marketing nas Redes Sociais.

Assim, os usuários chegam até o Google para encontrar a resposta para perguntas e as pessoas vão para as Redes Sociais para descobrir respostas de assuntos que ainda não pensaram sobre.

Contudo, algo curioso está acontecendo e função dos mecanismos de busca como o Google e das Redes Sociais acaba se confundindo muitas vezes. Afinal, hoje o recurso mais utilizado do Facebook, é o recurso de pesquisa.

Saiba como unir essas duas estratégias para aumentar seus resultados.

Redes Sociais e estratégias de SEO

Apesar das Redes Sociais não serem fatores diretos de ranqueamento de SEO elas podem influenciá-lo de diversas maneiras.

Aqui vão alguns pontos importantes que você deve considerar para unificar as estratégias.

Botões de compartilhamento social em seu site 

Para muitos profissionais isso pode parecer bem básico, mas motores de busca como o Google estão dando início ao uso de dados de compartilhamento nas Redes Sociais para o ranqueamento de conteúdos.
Incentive sua audiência a compartilhar o conteúdo do seu site ou blog com os botões de compartilhamento.

Ou seja, a tendência é que tais botões de compartilhamento contribuam cada vez mais para ampliar seu público nas Mídias Sociais e ainda contribui positivamente para o ranqueamento de SEO.

Ter uma estratégia de Palavras-Chave integrada

Imagine que as suas Redes Sociais são uma extensão do seu site ou blog. Portanto, da mesma maneira que você otimiza suas páginas com palavras-chave, os seus perfis nas Redes Sociais precisam seguir a mesma estratégia. O intuito é assegurar que ambos estejam alinhados quanto ao conteúdo.

Como resultado, transportar a estratégia de palavras-chave do seu site ou blog para as Redes Sociais significa que você irá aproveitar o engajamento dessas plataformas para aumentar a vida útil do seu conteúdo.

A linha que separa as estratégias está se tornando cada vez mais tênue. Em outras palavras, fique atento aos termos utilizados nas legendas dos seus posts e nos tweets que você faz. Eles podem aumentar o alcance do seu conteúdo.

Incluir Links nas suas Redes Sociais

Os links utilizados em legendas de posts nas Redes Sociais ou em tweets não impactam diretamente no SEO. Eles não trazem resultados para o site que está sendo vinculado. Ainda, é importante colocar o link na bio das Redes Sociais, pois aumenta a visibilidade do seu site ou blog e a visibilidade do seu conteúdo.

Outro ponto igualmente importante é aproveitar todos os espaços para adicionar links do seu conteúdo relacionado ao post que você está fazendo. Portanto, plataformas como o Facebook, Youtube e Linkedin permitem adicionar links nas descrições dos posts. Aproveite! Essa é uma ótima forma de aumentar o trafego do seu site e, assim, construir novos links de entrada.

Estratégias de SEO envolvem os links de entrada para o seu site. Ainda que eles sejam de extrema importância, é necessário pensar igualmente no alcance das Redes Sociais para então buscar aumentar o trafego do seu site

Como os dados de Redes Sociais estão sendo cada vez mais relevantes para o ranqueamento nos motores de buscas, para que o compartilhamento do seu conteúdo aumente você precisa também de mais seguidores.

Então, você cria mais engajamento com o seu conteúdo e, por consequência mais links de entrada.

Mas afinal, como as Redes Sociais ajudam o SEO?

Ainda que as Redes Sociais influenciem apenas indiretamente o ranqueamento nos motores de busca os links compartilhados por meio delas ajudam a ampliar o alcance da sua marca. Os resultados esperados dessa relação entre SEO e Redes Sociais são:

  • Fortalecer o compartilhamento de conteúdo
  • Aumentar a vida útil dos posts
  • Ampliar a visibilidade online da sua empresa
  • Aumentar as oportunidades de link building
  • Gerar reconhecimento de marca e melhorar a reputação
  • Otimizar para os mecanismos de busca
  • Aumentam o reconhecimento da marca
  • Melhoram a reputação da marca
  • Impulsionam a otimização para o mecanismo de pesquisa local (SEO)

Por fim, quanto mais compartilhamentos seu conteúdo tiver mais certeza você terá que este é um conteúdo de qualidade para o seu público.

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