SEO para Jornalismo

SEO para Jornalismo

É muito contraditório ver que até hoje as faculdades de Jornalismo não acrescentaram a matéria de SEO (Search Engine Optimization ou Otimizações para motores de busca) na sua grade, já que a maioria ou todos os jornalistas vão escrever para internet, seja em um jornal digital, revista digital, e-book ou site.

No mundo digital, o jornalista tem que olhar para sua matéria ou artigo com outros olhos, para conseguir escrever de forma mais próxima ao seu leitor, já que através de ferramentas do próprio Google como Google Analytics e Google Adwords, o redator consegue entender melhor o comportamento dessas pessoas no mundo online.

Muitos jornalistas escrevem o conteúdo extraindo todas as informações das ferramentas, mas não adianta escrever um texto rico e criativo sem pensar nas principais técnicas de SEO.

Conteúdo relevante é o carro chefe para o Google ranquear a sua página entre as primeiras posições, mas o artigo não vai se destacar em um nicho tão específico, se o redator não tiver conhecimento das principais técnicas de SEO.

Frequentemente, alguns jornalistas acreditam que as técnicas de SEO em um texto, deixam o conteúdo feio, menos comercial e transformam a leitura em uma experiência robotizada. Mas os profissionais têm que entender que hoje vivemos a era Google, principalmente entre a geração “Y”.

Em pesquisa realizada pelo Ibope, o Brasil tem em média 45 milhões de usuários em um mês, quase 90% das pessoas usam os buscadores.

O jornalista que entende a importância do SEO para o usuário e aproveita essa oportunidade para acrescentar as técnicas no seu trabalho, com certeza vai sair na frente dos seus colegas de profissão.

Quando o jornalista recebe uma pauta, ele tem que entender que o leitor do jornal tradicional não é o mesmo leitor da internet ou até mesmo do celular.

Diferentemente do leitor fiel do jornal impresso, o leitor da internet encontra o conteúdo de forma dinâmica e não porque acessa um portal específico em busca de informação.

É papel do jornalista entender as principais técnicas de SEO para que seu texto seja exibido no Google mediante à busca por alguma palavra-chave.

Já que a internet é uma ferramenta indispensável no dia a dia de qualquer pessoa e os sites, dependem muito da audiência que vem dos buscadores. Os jornalistas têm a obrigação de conhecer alguns fatores de posicionamento dos buscadores, são eles:

Escolha de Palavra-chave

Esse é o processo mais delicado no momento de escrever a sua matéria, pois além de respeitar a pauta, o jornalista tem que entender como o usuário pesquisa sobre o assunto, se pesquisa “TV” ou “Televisão”.

O Google tem uma ferramenta chamada Google Adwords, que mostra como as pessoas pesquisam.

O jornalista tem que escolher a palavra-chave mais buscada com a menor concorrência.

Também é importante trabalhar a palavra-chave escolhida mais de uma vez a cada parágrafo, podendo usar sinônimos sem perder a liberdade editorial no texto e, principalmente, mantendo o estilo jornalístico que tem a capacidade de prender a atenção do leitor.

Title

O title é considerado a meta mais importante dos buscadores. E um bom title tem que ser único e relevante, contendo a palavra-chave e utilizando, no máximo 60 caracteres.

Description

O redator tem um grande desafio no momento de desenvolver a description, uma vez que ela informa ao leitor o que ele vai encontrar na página de destino. A description não é critério de desempate no resultado, mas interfere diretamente na CTR e na taxa de rejeição. Por esse motivo, é necessário que o texto da description seja desenvolvido de maneira atrativa, usando o call to action com no máximo, 160 caracteres.

Heading Tags

Assim como em qualquer livro que tem títulos e sub-títulos, nos textos desenvolvidos para os leitores da internet, não é diferente, o jornalista tem que utilizar essa técnica para facilitar a leitura do visitante. No mundo digital essas informações são chamadas de “Heading Tag” ou apenas tags de cabeçalho, que vão de “H1” a “H6”.

URL amigável

Usar a palavra-chave na url também é importante, pois esse é mais um fator que o Google considera na hora de indexar a página.

“O Jornalista não tem que entender de código porque a maioria das plataformas já possuem os campos necessários para cada tarefa de SEO”

Confira algumas ferramentas que podem ser utilizadas para as pesquisas de palavras-chave

Google Trends: https://trends.google.com/trends/

O Google Trends mostra quais os assuntos mais comentados no momento, com essa ferramenta é possível encontrar novas oportunidades e levantar ideias para futuras pautas.

Exemplo: acontece uma maratona nos Estado Unidos, será que todo mundo somente quer saber cobre a corrida? Ou será que as pessoas pesquisam onde fica o local da corrida? Se fica perto de algum ponto turístico? Essas dúvidas o Google Trend vai responder facilmente.

Google Adwords:

Com essa ferramenta, o jornalista consegue identificar a palavra-chave central da sua matéria, descobrir qual é o tamanho da concorrência e como as pessoas pesquisam sobre qualquer assunto.

As pessoas pesquisam TV a cabo ou TV por assinatura? Sem essa ferramenta o jornalista pode escrever uma ótima matéria, mas com foco na palavra-chave errada.

Google Analytics:

Ferramenta indispensável em qualquer estratégia, o Google Analytics permite identificar quantas páginas as pessoas visualizaram a cada visita, quais as reportagens mais acessadas, quais as regiões geográficas dos visitantes, entre outras informações demográficas e comportamentais que podem direcionar a produção de conteúdo da maneira mais adequada.

Com essas técnicas o jornalista faz com que seu trabalho ganhe muito mais visibilidade, já que seus textos passarão a ser encontrados mais facilmente no Google.

 

*Felipe Muniz – Formado em Publicidade e Propaganda, especialista em SEO e atualmente analista de SEO na iHouse Web, agência de Marketing Digital que atende grandes marcas nos segmentos de moda, tecnologia e e-commerce.

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