Seu Site Tem Uma Política de Privacidade?

Enquanto o internauta navega pela web, algumas informações sobre seu perfil e seus hábitos virtuais estão sendo recolhidos pelos sites que ele visita. Essas informações podem ser:

 

Dados de um cadastro preenchido pelo próprio usuário;

Informações de navegação, os chamados cookies;

Mapeamento das páginas visitadas, fontes de tráfego, entre outros levantamentos sobre o comportamento do usuário no site.

 

São tantas informações pessoais que um site é capaz de colher, que ele precisa declarar como se utilizará desses dados, para quais finalidades e se a empresa vai repassá-los a terceiros.  A política de privacidade é esse conjunto de regras que determinam como serão utilizadas as informações dos  usuários que acessarem o seu site, e funciona como uma regulamentação dessa prática.

 

Para o internauta, a política de privacidade é imprescindível; pois essas são as regras que protegem os usuários do que chamamos de invasão de privacidade. Ultimamente, muito se tem debatido sobre os limites dos sites na divulgação dos dados dos usuários e até onde se deve permitir que uma máquina tenha tanta informação pessoal arquivada.

 

Por esse motivo, as empresas devem tomar ainda mais cuidado na elaboração das suas políticas de privacidade e inclusive expô-la aos usuários como garantia de transparência. Para ganhar a confiança do público e manter a credibilidade da sua empresa, tenha uma política de privacidade bem elaborada e sempre visível, que assegure os direitos do seu visitante.

 

Se você for um site de E-commerce, a política de privacidade deve ser ainda mais detalhada, pois, além de guardar informações como as que citamos acima, você estará lidando com dados bancários de clientes. Alguns itens que seu e-commerce deve considerar ao elaborar uma política de privacidade são:

 

Como são armazenados os dados de transações financeiras;

Quais padrões de segurança seu site utiliza para processar as transações;

Se o comprador avaliar um produto, quais informações pessoais serão divulgadas no site.

 

Na política de privacidade, é importante detalhar ao máximo quais informações seu site vai recolher do visitante e como elas serão processadas e armazenadas. Seja transparente com os usuários para que eles se sintam protegidos e para que você também possa se usar dessas regras em sua defesa e evitar possíveis problemas de caráter judicial.