Táticas para produzir conteúdos criativos nas redes sociais

Conteúdos criativos para as redes sociais

Quem trabalha com conteúdos criativos pode enfrentar momentos de total falta de criatividade.

Ficamos pesquisando na Internet alguns temas, mas nada parece interessante o suficiente para gerar um post razoável.

Algumas vezes, basta levantar da mesa e beber um pouco de café que as ideias surgem. Quando isso não acontece, seguir certos formatos de posts ajuda a sair do branco total e começar a desenhar algo novo e interessante.

Por isso, vamos sugerir alguns tipos de conteúdos criativos que você pode trabalhar nas redes sociais de sua empresa ou de seu cliente. Confira a seguir:

Memes e Gifs

Você precisa tomar muito cuidado para utilizar estes recursos, pois você pode “errar a mão” e ofender alguém, principalmente ao usar memes.

Para não errar, use memes e gifs como complemento do seu conteúdo. O foco deve ser agregar valor, deixar o post mais leve ou provocar uma conversa com os seguidores.

Exemplo de gif:

Exemplo de meme:

Uso de geotags

O alcance das redes sociais é imenso, mas algumas empresas fazem sucesso ou foram concebidas para oferecer produtos ou serviços localmente.

Essas vantagens devem ser exploradas para fidelizar quem vive na mesma região. Saber que determinado produto ou serviço pode ser encontrado logo ali na esquina é ótimo para as pessoas.

Eventos especiais e feriados

Grandes eventos, datas comemorativas e feriados são ótimas oportunidades para fazer conteúdos criativos. Entretanto, use esse formato com moderação para não cansar seus seguidores.

Comece seguindo as postagens básicas do calendário, como Dia das Mães ou dos Pais. Você pode também criar conteúdos criativos relacionados a sua área, como posts referentes aos profissionais que trabalham no mesmo segmento.

Outra sugestão é aproveitar o contexto. Se sua loja virtual vender roupas infantis, você pode gerar conteúdos ensinando a fazer massinha caseira com farinha.

Mantenha a conversa

Como as redes sociais ajudam a aproximar seus seguidores, as empresas devem tanto provocar quanto manter as conversas. A prioridade deve ser responder a todas as mensagens das pessoas para ganhar pontos de reputação.

Na mensagem, use o nome do perfil que entrou em contato e torne sua resposta o mais personalizada possível.

Se você quer desenvolver-se mais nesta área e criar conteúdos criativos, inscreva-se no curso de Gerentes de Mídias Sociais.

Além desse, a ComSchool tem outros 170 cursos que podem ajudar você a turbinar a carreira e fazer um networking de alto nível. Todos os cursos dão direito aos Selos Profissionais Certificados.