5 Tendências de Marketing Digital para 2022

As tendências de Marketing Digital que irão bombar em 2022 já estão entre nós, mas no próximo ano elas serão as grandes protagonistas.

A transformação digital que vem ocorrendo nos últimos anos se intensificou com a pandemia e trouxe uma nova perspectiva para os profissionais da área.

Hoje, quem trabalha com Marketing Digital precisa, mais do que nunca, se manter atualizado para não deixar passar oportunidades de ouro. O que nem sempre é um trabalho fácil.

Mas para se manter relevante no mercado e engajado com o público é fundamental estar a frente das últimas tendências de Marketing Digital.

Campanhas de marketing bem sucedidas começam com um bom planejamento. Assim, para conseguir os resultados esperados é extremamente necessário conhecer algumas tendências para começar o planejamento de 2022.

Então, prepare-se para conhecer as principais tendências de Marketing Digital para incorporar no seu planejamento de 2022 e esteja a frente da concorrência.

O marketing precisa de dados para promover experiências significativas

O marketing está cada vez mais guiado pela personalização de experiências para gerar engajamento com o público. Desde e-mails, a produtos e conteúdos, os dados ajudam os profissionais a criarem narrativas e soluções que despertem a atenção dos usuários.

Por isso, o Marketing Digital é cada vez mais orientado para dados. Com algoritmos que compreendem a experiência do usuário, as marcas podem aprimorar ela para se tornarem cada vez mais relevantes para a sua audiência.

A utilização de dados para segmentar e personalizar jornadas é uma das tendências de marketing que ganhará mais força em 2022.

Mas cuidado, pois há uma linha tênue entre a personalização que atende às expectativas dos consumidores e aquela que soa invasiva para eles.

Não só para personalizar a experiência do usuário servem os dados. Com eles você pode antever cenários e analisar se a estratégia está entregando os resultados esperados melhorando o ROI e tornando campanhas mais assertivas.

O vídeo veio para ficar

Outra tendência de Marketing Digital que ganhará mais força em 2022 é a produção de conteúdo em vídeo.

Com a pandemia, o vídeo ganhou uma força nunca vista antes. Plataformas como Youtube, TikTok e Instagram saíram na frente com o lançamento de diversos recursos para entregar aos usuários mais conteúdos em vídeo.

E os conteúdos em vídeos curtos é a tendência de marketing que os profissionais precisam acompanhar.

Com o passar dos anos os profissionais de marketing compreenderam que a disputa pela atenção do usuário era um grande desafio a ser superado. Assim, conteúdos em vídeos curtos, com mensagens diretas e concisas é a melhor forma de se comunicar com o público.

De acordo com uma pesquisa do Hubspot, o video marketing é uma estratégia ainda mais eficiente do que blogs ou e-mails marketing.

Inteligência Artificial e relacionamento com o cliente

O atendimento realizado por bots com a ajuda da inteligência artificial é uma das tendências de marketing para 2022. A automação de processos de atendimento contribui para o aumento da satisfação do usuário que espera ser atendido rapidamente e de forma assertiva.

Os bots oferecem a experiência de um atendimento personalizado com clientes e representa para as empresas uma possibilidade de otimização de recursos. Além disso, os bots fazem a gestão de vários atendimentos simultaneamente e diversas fontes de dados que tornam o processo para ganhar agilidade e escalabilidade.

Social Selling

O Social Selling nada mais é que vender produtos e serviços através das redes sociais. Uma tendência de Marketing que virá com tudo em 2022.

De acordo com o Relatório do Global Web Index uma das motivações para os usuários utilizarem as redes sociais é para encontrar marcas e produtos. Desta forma, a presença das empresas nas redes é fundamental.

E aí, há diversas formas de utilizar as redes sociais para vender. Através dos marketplaces dessas plataformas, com conteúdo de qualidade para gerar engajamento, fazendo anúncios pagos nas redes sociais – os famosos ads – ou com influenciadores que se conectem com o seu público.

Marcas gerando entretenimento

Nos últimos anos as redes sociais se consagraram como as plataformas de entretenimento mais populares. O Instagram deixou de ser uma rede social de fotos, para se tornar uma plataforma de vídeos. E é assim que as marcas trabalham para fazer uma imersão no cotidiano dos usuários, com conteúdos leves e relevantes que geram engajamento com as empresas.

O intuito das empresas, mais do que nunca, é divertir seu público para gerar conexões duradouras e significativas. E nada melhor que as redes sociais para fazer isso.

No final das contas, as ações de branding e vendas tiveram que adquirir uma nova roupagem, a do entretenimento.

Você quer se especializar em Marketing Digital?

Conheça os Cursos de Marketing Digital da ComSchool com foco em Alta Performance, onde você aprende na prática a configurar campanhas, gerar e analisar relatórios personalizados, capturar mais leads para sua empresa e aumentar o Retorno sobre o Investimento nas campanhas de marketing online.

No Curso de Marketing Digital de Alta Performance você aprende as principais ferramentas do Google para atrair e reter clientes. Aprenda na Prática SEO, Analytics e Ads.