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Tire suas dúvidas sobre Links Patrocinados com Ricardo Zacho

Em entrevista para o canal da ComSchool no youtube, o professor Ricardo Zacho esclarece algumas das dúvidas mais frequentes sobre Links patrocinados, especialmente sobre Google AdWords. Ricardo é especialista em Search Marketing (Links Patrocinados) e professor da ComSchool nos cursos de Marketing Digital de Alta Performance, Gerente de E-commerce e Google AdWords.

O que é Link Patrocinado?

Como o próprio nome já sugere, link patrocinado é um link pelo qual você paga para aparecer no buscador (Google ou Bing). Em um site buscador, os links patrocinados são os resultados que ficam no topo e na lateral da página e, assim, se diferenciam dos resultados orgânicos (não pagos).

O processo de anúncio é o mesmo para qualquer buscador?

Tecnicamente, ambos seguem a mesma linha lógica; o que muda um pouco é a ferramenta.

A minha empresa consegue bons resultados sem utilizar links patrocinados?

A curto prazo, não. Se você optar por trabalhar apenas com SEO, os resultados demoram cerca de seis meses para começarem a aparecer. Já com links patrocinados, as campanhas demonstram resultados instantâneos.

É necessário um profissional especializado para gerir minha conta?

Se for possível investir em alguém especializado em links patrocinados para fazê-los para sua empresa, é muito melhor. Você terá a visão de um profissional que entende do assunto e que saberá a melhor maneira de trabalhar para otimizar seus links patrocinados. Suas campanhas trarão resultados muito mais rapidamente, sem perder recursos à toa.

O que os buscadores levam em consideração para exibir seus anúncios?

Os links patrocinados funcionam como um leilão. Quem pagar mais terá seu anúncio melhor posicionado. Outro fator a influenciar o posicionamento é o índice de qualidade. Você pode estar pagando R$ 4,00, enquanto o seu concorrente paga apenas R$ 1,00 mas está na sua frente. Isso ocorre porque a qualidade da sua campanha está muito baixa.

Como funciona o índice de qualidade?

O índice de qualidade varia de 0 a 10. Obviamente, quanto mais próximo de 10 melhor, mas uma média entre 7 e 8 já é um bom índice de qualidade de campanha.

Existe alguma frase mais atraente para um link patrocinado?

Há uma série de técnicas para redigir o anúncio. Você terá que conhecer o seu público para saber qual usar. Se seu público está interessado em preço baixo, explore o preço no anúncio. Se para o seu público o que importa são as condições de pagamento, coloque isso na descrição do anúncio. Pergunte ao público-alvo o que ele quer ver.

Qual o investimento ideal para começar a fazer links patrocinados?

Depende do seu ramo de negócio e da quantidade de concorrentes que existe nele.

Uma estimativa básica: o custo por clique tende a ficar R$ 1,00 mais caro por página de anunciante. Se você vai no Google, procura uma determinada palavra-chave, e existem 3 anunciantes, o CPC da primeira página está na casa dos R$ 3,00. Isso significa que, se eu investir R$ 300,00 por mês, eu terei uma média de 100 cliques, que é uma amostra relativamente pequena. Então, nesse caso, eu precisaria colocar mais dinheiro para ter uma amostra maior e atingir melhores resultados.

Investir mais dinheiro significa mais retorno?

Não necessariamente. É preciso analisar a conversão que as campanhas estão dando.

Como escolher as melhores palavras-chave para o meu negócio?

As palavras-chave podem ser mais amplas ou mais específicas. Quanto mais específicas, maior a possibilidade de o usuário converter. Se a plavra-chave for muito ampla, menor é a chance de o usuário converter, porém, nesse caso, há construção de branding. Então, você deve analisar se quer trabalhar mais a marca ou quer mais conversões.

Existe uma média de valor por palavra-chave?

A maioria das palavras giram acima de R$ 0,50. Dificilmente você encontrará uma palavra-chave que custe menos que isso. Existem aquelas que custam até R$ 35,00 por clique. Dependendo do valor do negócio que você fecha, vai valer a pena.

Como faço para administrar me budget dentro do link patrocinado?

Você define um orçamento diário, e automaticamente o AdWords distribuiu esse orçamento de forma uniforme durante aquele período determinado para a campanha.

Existe algum número mínimo de palvras-chave?

Eu costumo não colocar mais de 35 palavras-chave por grupo de anúncio. Quando você coloca mais de 35 palavras-chave em um único anúncio, você provavelmente está vendendo mais de um produto.

Como o Google cobra?

Você paga por clique. Cada vez que alguém clica em cima da sua campanha, você deve pagar. Esse pagamento pode ser feito antes ou depois dos cliques.

O que é uma conversão no AdWords?

É toda vez que seu objetivo é alcançado, seja ele uma venda, um cadastro ou um download.

É importante trabalhar o Google Adwords com o Google Analytics?

É opcional, mas é muito interessante. O analytics gera algumas leituras que o AdWords não registra como, por exemplo, se alguma palavra-chave está sendo rejeitada. Pensando em e-commerce, habilitá-lo no Analytics permitirá que você veja o volume que as campanhas do AdWords estão gerando para o seu site.

Qual a dica pra quem quer começar a fazer links patrocinados?

A dica é não começar anunciando todos os produtos. Selecione apenas alguns e trabalhe-os especificamente para não ficar perdido nas campanhas. Posteriormente, aumente a grade.

Confira a entrevista:

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