Transforme sua loja virtual com o Inbound Marketing

Entenda como o Inbound Marketing pode transformar sua loja virtual

As lojas virtuais, como qualquer outro tipo de comércio, são mantidas por suas vendas. Por isso, não basta somente montar seu site, cadastrar produtos e criar perfis nas redes sociais para conquistar uma legião de clientes.

O trabalho é ainda mais pesado, pois você precisará enfrentar a desconfiança, a falta de popularidade e de credibilidade.

Até estabelecer sua marca no mercado, você precisará adotar algumas estratégias para alavancar suas vendas, construir uma boa reputação e manter seus clientes, transformando-os em embaixadores de sua loja.

Nada melhor do que uma propaganda positiva do seu trabalho, não é mesmo?

Para ajudá-lo, neste artigo vamos apresentar dicas baseadas no Inbound Marketing para transformar sua loja virtual e encantar ainda mais clientes. Confira!

Receba mais clientes em sua loja virtual

Os primeiros visitantes de sua loja virtual são vitais para identificar o que você acertou na criação do site. Você saberá, por exemplo, se os produtos que escolheu são interessantes.

Entretanto, qual o próximo passo que você precisará dar para trazer mais visitantes e gerar mais vendas? Invista em mídia paga!

Invista em Facebook Ads e Google Ads para posicionar melhor a sua loja virtual no Google e atrair mais pessoas para sua página no Facebook.

Apenas fique atento ao tempo da campanha, pois você continuar pagando por algo que não fará a diferença.

Aumente a taxa de conversão

Depois de atrair novas visitas é importante saber quantas vendas você está efetivamente concluindo.

A taxa de conversão é o que determina a efetividade da estratégia de aumento de visitas no seu site.

Ao unir o ticket médio com esta taxa você pode criar um plano de investimentos em diversos canais para conquistar mais visitas e faturamento.

Outra ação que você pode fazer é planejar alguma ação que gere a captura de dados dos visitantes para eles se tornarem leads.

Ofereça algum material, como e-books, tutoriais, planilhas ou infográficos sobre um assunto que ajude a detectar alguma dor.

Dessa forma, quem estiver visitando a loja virtual fornecerá seu nome e e-mail, por exemplo, ao preencher seus dados em uma landing page para receber estes materiais.

Mantenha uma boa relação com seus leads

Leads conquistados, a hora é de manter o relacionamento com eles para conseguir mais vendas. Para isso, saiba tudo sobre suas personas e seu público-alvo para personalizar a sua linguagem e abordagem, sem correr o risco de afugentá-las.

Segmente sua base de leads para melhorar o engajamento de suas campanhas. Você pode segmentar com os seguintes critérios:

  • Comportamento – conveniência e ocasião de compra;
  • Psicográfica – conforme o estilo de vida;
  • Demográfica – estado civil, idade, gênero e profissão, entre outros;
  • Geográfica – cidade, região, estado, país ou continente;
  • De acordo com o benefício – levando em consideração o que o lead valorização em seu produto ou serviço.

Com estas estratégias você direciona a campanha com o conteúdo para o público certo. Além de tirar o melhor proveito da performance de sua equipe de marketing.

Faça automação de marketing

Mesmo que você tenha uma boa equipe de marketing trabalhando para alavancar sua loja virtual, não adianta ignorar as ferramentas de automação de marketing.

A ideia é utilizar estes recursos para realizarem parte do trabalho e direcionar todos os esforços para o planejamento e a idealização de novas estratégias.

A melhor ferramenta, a ser usada em sua empresa, deve ser a que atenda às necessidades do negócio.

O ideal é fazer um mapeamento dos processos para descobrir quais as ferramentas ideais para a sua estratégia. Confira algumas sugestões:

  • Fluxos de nutrição – personalize o relacionamento com sua base por meio da jornada do consumidor, onde cada lead recebe conteúdos de acordo com suas necessidades e são encantados com mais facilidade. Saiba mais sobre este assunto assistindo o vídeo com dicas do professor Maurici Junior.
  • Itens indisponíveis – algumas vezes a procura por um produto pode ser tão grande que os estoques podem acabar facilmente, o que causa frustração em quem entrou em sua loja justamente para compra-lo. Por isso, configurar um campo para o cliente inserir seu e-mail para receber um aviso sobre a reposição do estoque deste produto é uma forma de manter seu interesse.
  • Abandono de carrinho – é possível configurar em sua plataforma de e-commerce um e-mail sobre a desistência da compra de um produto que já estava no carrinho de compra. Dessa forma, você pode oferecer um desconto ou recomendar outros produtos parecidos para o visitante fechar a compra.

O Inbound Marketing possibilidade que você bem o seu cliente em potencial e desenvolva formas de oferecer a melhor experiência e encanta-los o suficiente para torna-los clientes e realizar vendas.

Gostou de saber como o Inbound Marketing pode ajudar sua loja virtual a aumentar o número de vendas? Então aprofunde-se neste assunto fazendo um curso de Inbound Marketing.