Usabilidade: O Segredo da Otimização da Conversão

Conhecida originalmente do inglês “Conversation Rate Optimization”, a CRO ou a Otimização da Conversão é a prática de aumentar as vendas de um site sem ter que investir mais em mídia. Mas, como é possível aumentar as vendas sem investir para atrair maior audiência para o site? Acontece que CRO não é audiência, mas sim a efetividade dela, logo, trabalha com a intenção de fazer com que seus visitantes parem de apenas visitar e comecem a consumir de fato.

 

Ao navegar por um e-commerce, o que define se o visitante efetuará uma compra é a facilidade e a excelência da experiência que ele teve no website.  Por isso facilitar o serviço para exigir o mínimo de esforços é importante.

 

Esse conjunto de práticas para aumentar a conversão está associado à usabilidade do site, que é a maneira como o site se apresenta ao visitante: a página demora demais para carregar?, há fácil acesso às informações?, comprar no site exige muito tempo ou etapas? Esses e outros detalhes influem sobre o comportamento do visitante. Como trabalhar a usabilidade do website otimiza a taxa de conversão, confira quais os cuidados mais importantes e em que aspectos deve tomá-los para deixar seu e-commerce intuitivo e simples.

 

Design

Projete sua loja pensando no comportamento do seu cliente. O perfil do consumidor de e-commerce é dinâmico e prático, ele não “perderá tempo” tentando entender o sistema e buscará o que procura na concorrência. Um design intuitivo e simples que proporcione fácil acesso a informações aumenta as chances de vendas. Não deixe de investir em um layout responsivo, afinal, você não quer perder clientes que usam mobiles. Deixe visível o campo de busca ao visitante, por exemplo, assim como os links.  Use “call to actions”, que são botões que deixam clara a ação que a pessoa deve realizar (ex.: “Compre agora”, “Solicite orçamento”, “Fale Conosco”).

Conteúdo

Comunicar vai além de informar, é garantir que seu consumidor encontre e entenda claramente todas as informações importantes. Destaque as que forem mais importantes.Informações institucionais ou sobre frete, pagamento e utilização e detalhes do produto devem ser objetivas e estar nos devidos lugares, facilitando a navegação e a conversão. Tome cuidado para escrever com um português correto. Isso contribui para a credibilidade do seu e-commerce.

 

Produto

Esclarecimentos sobre o produto instiga confiança por parte do consumidor no site, assim como facilita a experiência e reduz o caminho para a compra. Dê o máximo de detalhes do produto, mostre-o em diversos ângulos, em cores opcionais e disponibilize zoom. Isso também ajuda a evitar insatisfação pós venda, devido aos detalhes prestados antes da compra.

 

Compra

Quanto menos etapas até a compra, mais fácil será levar o cliente a uma conversão. Pensando nisso, em formulários de pagamento e de contato, simplifique: solicite dados que sejam realmente necessários. Coloque em apenas uma página os passos para a finalização da compra, deixando-os em ordem. Ofereça facilidades no pagamento e lembre o cliente de que sua loja é segura e estará ali para resolver qualquer imprevisto.
A facilidade de navegar em um website é sinônimo de usabilidade, que por sua vez é pré-requisito para uma pessoa comprar em um site hoje em dia. Portanto invista em CRO, sua relação custo x benefício irá lhe render resultados extremamente positivos, aliado à outras técnicas fundamentais no mundo do e-commerce.

 


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