Vagas de Emprego em Marketing Digital e E-commerce

Estudo elaborado pela ComSchool estima que há mais de 30 mil vagas abertas no mercado digital

Maior demanda é para trabalhar em empresas de pequeno e médio portes. Oferta de vagas aumentou por conta da pandemia.

A ComSchool, escola líder em cursos de marketing digital e e-commerce no Brasil, recentemente adquirida pelo Grupo Magalu, realiza anualmente um estudo sobre a oferta de vagas de marketing digital e e-commerce. O estudo constatou que há mais de trinta mil vagas em aberto, em todos os níveis hierárquicos.

Só para se ter uma ideia, no estudo feito em novembro de 2019 a quantidade de vagas era de 5 mil.

Segundo Liliane Caldas, diretora da ComSchool, as universidades tradicionais não conseguiram adaptar suas grades às rápidas mudanças do mercado digital. “Há ferramentas que mudam constantemente, como Google, Instagram e Facebook, o que torna um grande desafio manter os profissionais atualizados”, diz Caldas.

De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, durante o período inicial da pandemia, entre março e julho de 2020, mais de 150 mil lojas virtuais foram criadas no Brasil, o que aumentou a demanda por pessoas com conhecimento técnico para atuarem nessa área.

As vagas estão disponíveis em empresas de todos os portes. Mesmo as microempresas estão precisando contratar profissionais para cuidar de suas redes sociais, blogs, lojas virtuais e campanhas de Google, por exemplo.

Além disso, essas oportunidades têm atraído profissionais de outros segmentos e faixas etárias, em busca de um emprego numa área em rápida expansão. Segundo Caldas, “temos tido alunos de diferentes setores, tais como viagens, eventos, financeiro e saúde, entre outros, que procuram os cursos da ComSchool para fazer a transição, de carreira”, explica. “Antes esse mercado era dominado por pessoas na faixa etária de 25 a 35 anos, mas agora o público é mais diversificado, temos alunos de 17 a 65 anos”, conclui.

Para trabalhar com e-commerce e marketing digital, você deve aprender não apenas as ferramentas técnicas, mas também saber planejar estratégias. Entre as atividades de um profissional de marketing digital, estão o planejamento de campanhas nas redes sociais, e-mail marketing, Inbound, mídias pagas, SEO, monitoramento de canais, criação e análise de relatórios e execução do calendário de marketing digital, entre outras.

A parte técnica exige conhecimento de ferramentas como Google, Facebook e SEO, além de conhecimentos em HTML e edição de imagens. De acordo com Caldas, os profissionais de marketing digital devem estar preparados para pensar as campanhas estrategicamente e executá-las tecnicamente.

Já no e-commerce, além de todo conhecimento em marketing digital descrito acima, é preciso saber também a parte comercial, operacional, logística e atendimento.

A ComSchool está presente no mercado há mais de 12 anos e já formou mais de 80 mil alunos. Atualmente é a única empresa no Brasil que oferece cursos de e-commerce e cursos de marketing digital, com certificação reconhecida pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, ABComm.

Se você quiser se preparar para muitas dessas vagas, a ComSchool oferece cursos de Analistas e Gerentes de E-commerce e Analistas e Gerentes de Marketing Digital.

O estudo foi feito entre 5 e 8 de janeiro de 2021, nos sites listados abaixo, além de pesquisa em grupos do LinkedIn e Facebook. O cálculo levou em conta a sobreposição de vagas entre os sites pesquisados.

Sites de empregos analisados:

  • Catho
  • Vagas.com.br
  • Linkedin
  • InfoJobs
  • Empregos.com.br
  • Trabalha Brasil
  • Indeed
  • Trovit
  • Manager
  • Empregos.ComSchool.com.br