Vantagens e desvantagens das redes sociais – Mídias Sociais

Descubra as vantagens e desvantagens das redes sociais

As redes sociais fazem parte de nossas vidas, ocupam um expressivo tempo de nossos dias, se tornaram muito mais do que ambientes de encontros e conversas, mas são canais de entretenimento, de comunicação, de mídia, de marketing, de atendimento e relacionamento. Somos seres conectados, digitais e sociais, isso é inegável.

Se você quer entrar nessa área recomendamos o Curso de Facebook Marketing, Curso de Instagram Ads e Curso de Gerentes de Redes Sociais da ComSchool.

Já parou para pensar como o uso das redes sociais afeta nossas vidas? Quais são as vantagens e as desvantagens ao utilizar essas redes de forma profissional?

vantagens redes sociais

(Leia também: 5 maneiras inteligentes de utilizar vídeos nas redes sociais   e notícias de marketing digital)

Abordamos neste artigo alguns pontos que farão você pensar! Confira:

Vantagens 

Vantagens-redes-sociais

As redes sociais possibilitam muitas atividades positivas e facilitam a vida de pessoas e instituições, elas criaram espaços para novos tipos de negócios, novos empregos, novas formas de comunicação.

Uma das grandes vantagens é a comunicação instantânea que as redes sociais oferecem. Podemos compartilhar informações, notícias, eventos muito rapidamente, os acontecimentos do mundo podem ser acompanhados e divulgados em tempo real.

Por meio das mídias digitais, podemos encontrar pessoas, grupos e assuntos que nos interessam, podemos fazer amigos ou reencontrar pessoas que fizeram parte de nossas vidas em algum momento.

Podemos encontrar trabalhos, estabelecer ligações profissionais, podemos também divulgar nosso trabalho, mostrar nossas habilidades, vender produtos.

Redes sociais também são canais de entretenimento, podemos ler artigos e postagens que nos interessam, ver vídeos, fotos etc.

Desvantagens

desvantagens-redes-sociais

Uma desvantagem que provavelmente todos nós sentimos com as redes sociais é a perda de concentração, e a procrastinação.

São tantas informações, tantas novidades o tempo todo, que muitas vezes acessamos uma rede social por um fim específico e nos perdemos em outras coisas que nos chamaram a atenção.

Se não mantermos o foco, podemos perder horas navegando e deixamos de fazer atividades que são mais importantes no nosso dia a dia. Podemos atrasar trabalhos, ou gastar horas com assuntos que não nos estão acrescentando.

Além disso, muitas vezes nos esquecemos da nossa vida ‘real’, nos tornamos seres muito sociais nos meios digitais e ao mesmo tempo nos fechamos para as pessoas que convivem conosco no dia a dia.

Por isso, é importante saber usar as redes sociais com moderação e ter foco e bom senso.

No setor empresarial, uma outra desvantagem das redes sociais é o vazamento de informações de dentro das organizações.

É interessante evitar algumas exposições desnecessárias da empresa, como por exemplo, o compartilhamento de algumas fotos, brincadeiras, marcações, atividades internas.

Compartilhar algumas atividades da empresa e o entrosamento dos funcionários, pode ser uma forma interessante de engajamento e marketing nas redes sociais, mas é preciso ter bom senso e saber avaliar o que pode trazer uma imagem positiva e o que pode queimar o filme da marca.

Existe também o risco de através das redes sociais alguns criminosos conseguirem acessar e utilizar seus dados para cometer delitos.

Infelizmente as redes sociais não garante 100% de confiança à seus usuários. Às vezes, o próprio usuário não é tão precavido e disponibiliza muitas informações para qualquer um visualizar.

As redes sociais são parte de nossas vidas e podem ser muito benéficas se usadas de forma consciente e criativa. Redes sociais estão crescendo mais e mais como um poderoso e eficiente espaço de mídias.

Se você ou sua empresa querem e precisam aprender a extrair o melhor das mídias sociais, aprendendo a usar ferramentas de SAC 3.0, métricas, monitoramento, planejamento, Social Media Optimization, Facebook MarketingWordPress, entre outros.

A ComSchool oferece diversos cursos de redes sociais que abordam todos esses temas de forma estratégica e gerencial, na prática.

Além desses cursos, a ComSchool tem mais de 200 cursos que podem ajudar você a turbinar a carreira e fazer um networking de alto nível. Todos os cursos dão direito aos Selos Profissionais Certificados.