top of page

Vendas pelo WhatsApp: lançamento do recurso de Páginas Amarelas

Atualizado: 27 de out. de 2023


As vendas pelo WhatsApp estão se tornando cada vez mais populares. Primeiramente o aplicativo de mensagens desenvolveu sua versão business para atender às necessidades das pequenas empresas e, além disso, posteriormente, foi ativada a função de transferência de dinheiro pelo aplicativo.

Sendo que, a funcionalidade de pagamentos via WhatsApp é oferecida somente no Brasil e na Índia, possibilitando que usuários comprassem diretamente de diversos negócios. Tudo para estimular as Vendas pelo WhatsApp.

Neste último dia 15 de setembro o WhatsApp liberou um piloto na cidade de São Paulo da sua nova funcionalidade de “páginas amarelas”. Essa função permite que usuários encontrem negócios locais que estejam presentes no app. O piloto do recurso de “páginas amarelas” para vendas pelo WhatsApp foi anunciado pelo Head do WhatsApp Will Cathcart e irá incluir diversos negócios da cidade.

Ainda que o aplicativo de mensagens do Facebook seja mais conhecido pela comunicação entre pessoas, o e-commerce se tornou parte fundamental das ofertas do WhatsApp nos últimos anos. Agora, o aplicativo visa impulsionar as vendas pelo WhatsApp com novas funcionalidades.

Em outubro de 2020 o WhatsApp divulgou que mais de 175 milhões de pessoas utilizaram o aplicativo globalmente para enviar mensagens para uma conta do WhatsApp business diariamente.

O WhatsApp ainda oferece um aplicativo único para pequenos negócios desde 2018 e a partir de então adicionou diversas funcionalidades para dar suporte ao catálogo de produtos e carrinhos de compra de diversos negócios.

Além de seu aplicativo para pequenas empresas que tem o objetivo de facilitar as vendas pelo WhatsApp, o app também fornece uma API de negócios que conecta grandes empresas e clientes.

Embora o piloto das “páginas amarelas” esteja limitado a uma cidade no Brasil, por enquanto o Vice-presidente de negócios de mensagens do Facebook Matt Idema disse que Índia e Indonésia estão entre os candidatos para expansão no futuro.

Como utilizar a nova funcionalidade do WhatsApp?

Para utilizar a funcionalidade de “páginas amarelas” do WhatsApp é simples, basta clicar no botão para iniciar uma nova conversa que então o usuário irá visualizar a opção de “Negócios próximos”.

Os estabelecimentos serão visualizados pelos usuários por categoria no diretório de negócios, possibilitando que eles entrem em contato diretamente com as empresas.

Assim, ao clicar no ícone de um estabelecimento no aplicativo haverá as opções de entrar em contato ou visualizar o perfil.

Quer aprender como vender pelo WhatsApp? Experimente 7 dias grátis do ComSchool Flix e tenha acesso ao curso de Como Vender pelo WhatsApp e mais outros 60 cursos em vídeo-aula para você turbinar suas vendas online.

bottom of page