top of page

Vídeos de Liderança e Empreendedorismo

Vídeos de Liderança e Empreendedorismo

TED, TED Talks e TEDx

Tecnologia, Entretenimento e Design, ou simplesmente TED, existe desde 1984, fundado pelo arquiteto Richard Saul Wurman, sem fins lucrativos; atingindo seu auge mundial nos últimos anos, com vídeos de liderança e empreendedorismo. Trata-se de palestras concisas e elucidativas que visam inspirar, transmitindo conhecimentos sobre um assunto em específico, e todo bom empreendedor, sabe que a inspiração as vezes não surge das paredes em branco do quarto de casa, é preciso ir atrás dela. Uma boa dica, é conferir os cursos da ComSchool.

Com conferências realizadas na Europa, Ásia e Américas, Ted Talk surgiu também com um novo braço chamado de TEDx, que mantém o mesmo conceito de disseminação de ideias, de maneira independente, reunindo pessoas em eventos com o objetivo de compartilhar conhecimento.

5 TED Talks para empreendedores

  1. 1 Joseph Pine

Joseph Pine, autor dos livros Customização em Massa, Autenticidade: tudo o que os consumidores realmente querem, dentre outros; fala nesse TED Talk, sobre a diferença de vender uma experiência e não somente um produto. Joseph conta um pouco como é difícil vender autenticidade, e que algumas experiências artificiais podem vir a gerar milhões.


  1. 2 Bill Gross

Em apenas alguns minutos, Bill Gross, fundador do Idealab, e de diversas startups, algumas de sucesso, outras não, avalia de maneira concisa, os fatores que fizeram alguns negócios darem certo e se estabilizarem no mercado e explica o fracasso de outros. Com grande embasamento no setor, Bill utiliza 5 fatores determinantes para essa análise:

1 – A Ideia

2 – Equipe

3 – Modelo De negócio

4 – Financeiro

5 – Tempo



3 Stephaine Shirley

Nessa irreverente e inspiradora palestra, Steve Shirley, ou Vera Stephaine Shirley, conta uma de suas várias inspiradoras histórias de vida. Um exemplo de empreendedorismo, Stephaine Shirley é uma pioneira em tecnologia da informação, refugiada da Alemanha e criada na Inglaterra, criou uma empresa de Softwares nos anos 60, tornando-se uma figura pública e que acabou empregando 8,5 mil pessoas na época. Confira também 7 dicas de empreendedorismo digital.


  1. 4 Özlem Cekic

Entre esses vídeos de liderança e empreendedorismo, temos Özlem Cekic, uma das primeiras mulheres com descendência muçulmana a fazer parte do Parlamento Dinamarquês, mostra um exemplo real e na prática, da importância da comunicação em situações agradáveis e situações desconfortantes, como lidar com discurso de ódio contra si própria, a exemplo.

Sofrendo com inúmeros ataques virtuais de haters, com discursos extremistas de religião, raça e gênero, Özlem Cekic conta como foi a experiência de chamar alguns desses que proferem a discórdia, para um café, com o objetivo de analisar e debater pontos de vista distintos.


  1. 5 Dao Nguyen

A publicitária do BuzzFeed, Dao Nguyen conta algumas de suas experiências na empresa ao longo dos anos, e destrincha o caminho de um vídeo viral na internet. Viralizar um vídeo nas redes sociais, é um movimento que, algumas das vezes, ocorre de maneira espontânea, porém, quem vivência isso diariamente ou trabalha com mídias sociais, já deve ter percebido certa semelhança entre alguns dos vídeos que se tornaram virais nos últimos anos. Podemos dizer que se trata de um segmento diferente ao de vídeos de liderança e empreendedorismo. Dao Nguyen fala um pouco mais sobre o comportamento humano atrás desse fenômeno digital. Aprenda todas as dicas e técnicas de Redes Sociais, nos cursos oferecidos pela ComSchool, clicando aqui.



Liderança e o E-commerce


Não basta apenas a habilidade com a comunicação para subir em um palco TED e dar início a difusão de informações. A imposição e confiança são um dos primeiros quesitos a serem cumpridos nesses vídeos de liderança e empreendedorismo para um TED Talk de qualidade.

Não somente para um TED de alto nível, uma carreira de alta performance exige um bom poder de decisão, liderança e confiança em seu próprio potencial. Qualidades essas, que infelizmente não vem de berço e precisam sim serem lapidadas para aquilo que mais se aproxima da perfeição.

Stanley McChrystal, general americano aposentado que entrou para o time de lecionadores das Universidade de Yale em 2010, compartilha em mais um vídeo de liderança e empreendedorismo, a importância do “Escute, aprenda… depois lidere”.


O poder de liderança e tomar decisões em momentos não tão favoráveis, não poderia ser diferente no âmbito do comércio eletrônico. E quando se fala em E-commerce, visão de futuro e transformação, Jeff Bezos, presidente e CEO da Amazon, é referência no assunto. Em 2011 em sua apresentação no TED, Jeff comparou a revolução do mundo digital com os primeiros passos da indústria da eletricidade. A palestra que ocorreu em 2003,é mais um vídeo de liderança e empreendedorismo, que segue funcional até hoje.


Para quem gere ou planeja se tornar um Gerente de E-commerce, sabe que o funcionamento dentro de grandes depósitos tem um nível de complexidade altíssimo, envolvendo logística e estratégias específicas, as vezes, para cada produto.

Mick Mountz, CEO da Kiva Systems, explica o que realmente acontece dentro desses depósitos gigantescos.


Mostramos aqui alguns, vídeos de liderança e empreendedorismo de profissionais bem conceituados, com histórias inspiradoras, CEO de empresas e gênios de vendas virtuais. Porém para se tornar um profissional conceituado e entender como funciona a logística de grandes operações, como nas palestras de Jeff Bezos, Mick Mountz ou dicas de Redes Sociais, como as da publicitária Dao Nguyen sobre virais de internet, entenda mais sobre os cursos oferecidos na ComSchool, nos segmentos de E-commerce, Marketing Digital e Mídias Sociais.

bottom of page