Você sabe o que é Inbound Marketing?

Você já ouviu falar em Inbound Marketing?

Este é um conceito que está super em alta no universo do marketing digital. As grandes agência sabem que precisam incluir estratégias de Inbound em todas as suas campanhas para garantir sucesso. Mas o que exatamente é Inbound Marketing?

Pode ser considerado como qualquer tática de marketing que se baseia em ganhar o interesse das pessoas ao invés de comprá-lo. Esta definição pode parecer um tanto ampla, isso porque é difícil resumir um tipo de marketing que lida com o lado afetivo do consumidor. De um modo simples, podemos dizer que o Inbound Marketing é o marketing que cria um link afetivo entre marca e consumidores.

Por que o Inbound Marketing está tão em alta?

O comportamento do consumidor está mudando rapidamente muito por conta das redes sociais. O consumidor de hoje recebe uma quantidade enorme de informação e participa muito mais do relacionamento com uma marca. Ele sabe que pode colocar a boca no trombone, através das mídias sociais, se tiver uma reclamação para fazer, pode expressar seu contentamento também e ter um vínculo muito mais próximo da empresa.

Ao mesmo tempo, a cada dia que passa, a nossa caixa de spam cresce, recebemos propagandas de cada vez mais empresas, somos bombardeados por banners e mensagens em qualquer tipo de mídia digital que acessamos. Cada vez mais empresas estão competindo por espaços de marketing na internet.

Fica mais e mais difícil as pessoas se apaixonarem por uma marca se esta não criar estratégias inteligentes para atingir o lado emocional do cliente. E falar ao coração do cliente não tem nada a ver com compartilhar vídeos fofos no Facebook, significa sim fazer marketing certo para as pessoas certas e no momento certo, ajudando no que precisam, tento abertura para diálogo e falando a língua daquele tipo de consumidor. Oferecendo o que ele precisa na hora certa.

E como funciona o Inbound Marketing?

O Inbound Marketing se apoia em três pilares: SEO, conteúdo e mídias sociais. Mas a verdade é que não devemos pensar nas estratégias de Inbound de forma estrutural ou limitada, pois Inbound nada mais é do que criatividade.

Um de seus princípios é transformar pessoas em leads, leads e clientes e clientes em divulgadores.

Para isso há de se pensar em alguns fatores antes de começar uma estratégia de marketing, tendo em vista estes três itens: lugar, tempo e conteúdo. É fato que as pessoas recebem uma informação de forma positiva se o conteúdo for adequado aos seus interesses naquele momento e naquele lugar.

Por isso, para atingir o coração das pessoas, há que se fazer um jogo de conquista, despertar o interesse, oferecer bônus e bons conteúdos gratuitamente, falar a mesma língua, desenvolver relacionamento. Nessa forma de marketing nada é exigido, seu cliente sabe que tem escolhas e ele não precisa comprar seu produto ou serviço se não quiser, então você tem que trabalhar no ‘querer’ do cliente. E as pessoas geralmente querem aquilo que faz mais sentido, que atinge a emoção, querem uma marca que as tornam melhores e maiores como seres humanos.

Por exemplo, em suas estratégias de e-mail marketing, repense no conteúdo que você está divulgando, a línguagem que está utilizando, o que está oferecendo de graça. Pense no que, em um simples e-mail, você pode enviar para as pessoas que colocará mais sentido em suas vidas.

Para conhecer estratégias inteligentes de e-mail marketing leia: 4 dicas fáceis para integrar Facebook e e-mail marketing.

Para sua marca entrar no universo no Inbound Marketing, você terá que pensar em Marketing de Conteúdo, Ciclo de Compra, Personalização, Multicanais, Integração de Mídias. E trabalhar tudo isso com muito coração e bom senso.

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Espero ter ajudado!

Boa semana e até a próxima!