Bumper Ads: você sabe o que são?

O que são Bumper Ads?

Bumper Ads são parte de uma estratégia do Marketing Digital e consistem em anúncios em vídeos curtos de 6 segundos. São normalmente usados como vinhetas do Youtube e se assemelham aos “teasers” de filmes. O diferencial desse tipo de anúncio é que você não pode “pulá-lo” já que foi pensado exatamente para os vídeos serem rápidos, objetivos e contextualizados.

Foi disponibilizado no ano passado pelo Google para ser um novo formato de anúncios Adwords do Youtube. É também mais curto do que outras ferramentas populares como o TrueView.

A proposta é apresentar brevemente o produto e despertar a curiosidade do usuário, mostrando uma prévia para que ele se informe rapidamente e busque mais informações depois. Pode ser usado, por exemplo, para anunciar promoções e descontos da Black Friday ou outras ações específicas.

Em resumo, essa tática é a clássica de “matar dois coelhos com uma cajadada só”, pois além de atingir um público maior, você tem um custo menor comparado a campanhas mais elaboradas, pagando apenas quando o vídeo for reproduzido ou quando houver interações, seguindo a lógica CPV (Custo por Visualização).

É perfeita para novos empreendedores, mas também para aqueles que desejam mostrar um diferencial competitivo no negócio digital.

Como usar?

Para usar o Bumper Ads o aconselhável é pensar em vídeos de cinco segundos e trabalhar esse tempo como margem de segurança, um milésimo a mais e você está no limite, se você ultrapassar os seis segundos estará deixando de atender o propósito da campanha.

É, portanto, nesse momento que os publicitários devem mostrar toda a sua criatividade em entregar o valor do produto. Vale ressaltar que a maior parte das visualizações desses anúncios provém dos dispositivos mobile, assim, imagens fortes e palavras-chave interessantes têm mais chances de serem vistas.

Com esse formato você economiza tempo e dinheiro, transforma prints de imagens estáticas em vídeos de seis segundos usando apenas efeitos básicos de animação.

Essa estratégia é utilizada principalmente para ações de branding, remarketing e campanhas publicitárias que precisam de um efeito rápido e de amplo alcance.

Marcas e Bumper Ads

A primeira empresa a adotar o modelo no Brasil foi a Coca-Cola, mas quem realmente domina o formato é a Samsung, primeira de vinte marcas com as melhores ideias de Bumper Ads, segundo o ranking do Global Youtube Bumper Ads Leaderboard 2017. Para classificar a colocação dos anúncios de cada marca, foram considerados a quantidade de cliques, visitas orgânicas e o nível de criatividade de cada projeto.

A Coca-Cola ficou em sexto lugar, mas nos últimos meses tem conseguido gerar maior impacto e engajamento combinando o Bumper Ads com o TrueView (os vídeos mais longos), proporcionando uma experiência melhor para o usuário.

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