O que é Parcel Shops?

Você sabe o que é um Parcel Shop? A  febre dos Parcel Shops está tomando conta das compras on-line nos Estados Unidos e em alguns países da Europa.

Eu já usei. É viciante! Funciona da seguinte forma: você faz uma compra numa loja virtual e depois retira em uma loja física. Uma não tem relação com a outra. Você pode comprar uma camisa pela Internet e retirar em uma loja de ferramentas, por exemplo.

Essas lojas, onde você retira a compra, são chamadas de Parcel Shop. No momento do fechamento do pedido on-line, quando for escolher a forma de envio (expresso, normal, etc), aparece a opção de retirar o produto numa Parcel Shop.

Você digita então o código postal do local onde você quer retirar o pedido e o sistema mostra num mapa as Parcel Shops mais próximas daquele código postal. Bata você clicar sobre uma delas para selecionar e em seguida finalizar a compra.

Captura de tela inteira 27052015 171128

Mas você deve estar se perguntando o que as Parcel Shops tem de tão bom assim para estarem se propagando tão rápido no mercado de e-commerce mundial? Por que alguém opta em receber o produto numa loja perto de casa ao invés de receber em sua porta?

Listei abaixo algumas vantagens:

1. O custo do frete é menor

A roteirização de entrega é sempre a mesma nas Parcel Shops, ou seja, o caminhão faz sempre aquele caminho, todos os dias e já sabe quanto tempo demora pra carregar e descarregar, onde é proibido estacionar, os horários de tráfego intenso, etc. Além disso é preciso fazer menos paradas do que numa roteirização de entregas de porta em porta.

2. A taxa de sucesso é maior

Nem sempre o consumidor está em casa. Nos Estados Unidos e Europa é rara a figura do porteiro de prédio. Os horários de funcionamento das lojas já são conhecidos pelas transportadoras. Dificilmente uma entrega deixará de ser feita porque a loja estava fechada.

3. Muitas empresas querem ser Parcel Shops

As lojas físicas querem mais é gente entrando pelas portas. Ao optar em receber pacotes de vendas feitas pela Internet, mesmo que as vendas sejam de outras empresas, essas lojas ganham um fluxo de gente nova. Além disso, as Parcel Shops são remuneradas por cada pacote entregue.

4. Mais comodidade para os consumidores

E-commerce é comodidade. Se você oferecer isso, vai ganhar um monte de clientes. O consumidor pode optar em retirar seu pacote onde quiser. Pode ser perto do trabalho, da academia, de casa. Ele decide qual o melhor trajeto e o melhor ponto de retirada. Os horários de funcionamento das lojas também. Algumas delas são 24 horas, como as lojas de conveniência, por exemplo.

5. O prazo de entrega é menor

Como a roteirização de entrega nas Parcel Shops é sempre a mesma, não há necessidade de acumulo de pacotes para que o caminhão saia. Todo dia haverá entrega. Dessa forma, as chances de seu produto chegar mais rápido são muito maiores.

6. Menos problemas de fraudes

Os lojistas virtuais que usam estão adorando as Parcel Shops. Primeiro porque as taxas de sucesso de entrega são de 99,99%. Segundo porque podem usar o mesmo canal para retirada de produtos devolvidos. Isso reduz muito o custo da logística reversa.

Enfim, as Parcel Shops vieram pra ficar. Não confunda Parcel Shop com Click & Collect. Os conceitos são parecidos, mas no segundo caso você compra pela Internet e retira numa loja física da mesma empresa.
Se quiser saber mais sobre Parcel Shops, Omnichannel, Click & Collect e as novas tendências do varejo digital, apareça em um dos nossos eventos de networking.

Mauricio Salvador é Presidente da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico e fundador da Ecommerce School e iHouse Consulting. Autor de livros sobre E-commerce. Mestre em Comunicação e Administração. É professor em MBA’s na FIA, PROVAR, BSP e FIT.