top of page

Você sabe quanto cobrar pelos seus produtos ou serviços?

As lojas online são conhecidas pelos pequenos preços e pela praticidade da compra, que hoje atraem muitos clientes. Mas será que para os lojistas vale a pena apostar em preços baixos?

Muitas vezes o preço de um produto é definido pelo mercado e a loja tem um retorno menor do que o desejado. Para calcular preços, é importante levar em conta os gastos gerados com as questões operacionais do produto. Por este motivo, queremos falar um pouco sobre o markup, um aliado do cálculo de ganhos e da formação de preços.

O Markup é um método de precificação baseado nos custos e no lucro desejado. Este método consiste na adição de um multiplicador ao custo da mercadoria considerando os custos da operação.

Envolve basicamente:


Dica: O markup é um ótimo método no processo de facilitar a negociação entre vendedores e consumidores. Isso porque o markup possibilita saber qual o preço mais baixo que pode ser oferecido.

Aprenda o cálculo:

Fórmula

100/[100-(DV+DF+MLP)]

Em que:

100 – Representa o preço unitário de venda em porcentagem

DV – São as despesas variáveis

DF – São as despesas fixas

MLP – É a margem de lucro pretendida pela empresa

Veja o exemplo:

Considere um produto adquirido pelo valor de R$85, e as despesas pelos seguintes valores:

DV: 13%, DF: 8%, LP: 14%

Aplicando na fórmula:

Markup: 100 / [100 – (DV + DF + MLP)]

Markup: 100 / [100 – (13 + 8 + 14)]

Markup: 100 / [100 – 35]

Markup: 100 / 65

Markup: 1,538

Agora é só pegarmos esse resultado e multiplicarmos pelo custo do produto adquirido:

Preço de venda: 85 x 1,538 = 130,73

Ou seja, considerando os custos, as despesas e o lucro pretendido, o preço ideal é de R$ 130,73. Se for abaixo deste preço, o lucro será menor que 14%.

Agora que você aprendeu o que é markup, pode utilizar esse método no seu e-commerce. E que tal conferir algumas dicas para melhorar a gestão da sua loja online? Leia mais.

Quer aprender mais sobre o assunto, se especializar e ainda entrar para o hall dos profissionais certificados? Conheça o Curso de Marketing Digital de Alta Performance, da ComSchool.

E você, já utilizou o método markup? Deixe seu comentário!

bottom of page