top of page

Você usa o smartphone no banheiro?

Não estranhe a pergunta, estatisticamente o banheiro é um dos lugares em que os smartphones são mais utilizados!

Assim como na frente da TV, enquanto espera o ônibus, dentro do ônibus, antes dormir, logo que acorda pela manhã, na mesa do restaurante, durante as reuniões, na academia, no trabalho, na frente do computador, quando você precisa de um táxi, para pedir comida, enfim, o seu smartphone compartilha o seu tempo com você.

Pensando nesse novo cenário, algumas perguntas ficaram fáceis de serem respondidas:

  1. Por que o Barack Obama fez um comunicado em rede nacional pedindo para que os jovens aprendam a programar?

  2. Por que o Facebook pagou 19 bilhões de dólares pelo WhatsApp?

  3. Por que a Microsoft comprou a unidade de smartphones da Nokia por 7,2 bilhões de dólares?

  4. Por que a Apple comprou mais de 24 empresas do segmento mobile nos últimos meses?

  5. Por que no Google o Android é a unidade mais valorizada dentro do Google?

Se você sabe responder a todas essas perguntas com a mesma frase, parabéns!

A resposta para todas as perguntas é simples: O MOBILE É O FUTURO!

De acordo com a empresa comScore, desde 2014, os acessos a Internet feitos por dispositivos móveis já ultrapassaram os feitos por computadores. Então não vale dizer que mobile marketing será importante no futuro, podemos dizer que o Mobile já é o presente!


comScore_mobile_1

Por isso os gigantes da tecnologia estão em uma guerra fria, que tem como disputa ganhar espaço na tela do seu smartphone. Na verdade, o objetivo maior dessa guerra é ganhar mais espaço no seu tempo, caro leitor. As empresas sabem muito bem o quanto você gasta de tempo na frente de um smartphone e como tirar o maior proveito disso. E tempo é dinheiro!

Essa guerra é algumas vezes silenciosa, outras vezes, nem tanto, e suas batalhas acabam com compras de empresas de bilhões de dólares.


marketrealist_1

Vem mais novidade por aí!

A própria Amazon já lançou seu assistente pessoal para concorrer com a Cortana (Windows Phone) e Siri (iPhone). Tem ainda a realidade aumentada, hologramas, ambientes virtuais móveis, roupas interativas (relógios, óculos, mochilas, sapatos, etc) e muito mais.

Empresas como Google, Microsoft, Apple e Facebook tem acesso a números e estatísticas que os possibilitam olhar e planejar de forma muito inteligente. O que dizer então do sistema de inteligência do Governo dos Estados Unidos?

Não há dúvidas que é o sistema de inteligência melhor aparelhado no mundo. Por isso me chama muita atenção o discurso de Obama em rede nacional, pedindo para que os americanos aprendam a programar.


Eles estão vendo algo lá na frente que nós, mero mortais, ainda não conseguimos enxergar. Mas eu concordo com uma das célebres frases de Isaac Newton:

“If I have seen further than others, it is by standing upon the shoulders of giants.” (Se tenho visto mais longe do que outros, é por estar sobre os ombros de gigantes.)

Nós também não queremos ficar de fora dessa onda e lançamos o Curso de Mobile Marketing Manager na ComSchool. Um curso de tecnologia para pessoas que não são de tecnologia. Um curso de negócios para pessoas que não são da área de negócios!

Mauricio Salvador é professor dos cursos de Marketing Digital da ComSchool

bottom of page